Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

O Barcelona é uma certa preguiça

Não foi a primeira vez na temporada e sempre aconteceu no Campeonato Espanhol. O tropeço do Barcelona no Espanyol (empate em 1 a 1) reflete uma diferença que o time catalão tem nesta temporada em comparação com as três anteriores, quando foi praticamente perfeito. O time de Pep Guardiola aparentemente já não tem mais a mesma motivação para disputar partidas um tanto insones contra adversários muito mais fracos da Liga espanhola, um torneio que há sete anos o Barça se reveza com o Real Madrid na conquista do título.
Se qualquer jogador ou o técnico do Barcelona for questionado sobre isso, jamais dirá isso, é claro. Mas é algo até inconsciente. É como os tropeços que os clubes grandes daqui do Brasil tem nos insossos Campeonatos Estaduais. A motivação para enfrentar um bambala ou um arimateia é diferente da de um clássico. A menos que seja em uma competição que você tenha como o seu grande foco da temporada. É por isso que o Barça não deu qualquer espaço para zebras diante de BATE Borisov e Viktoria Plzen na Liga dos Campeões da Europa, mas joga de forma sonolenta contra um Espanyol.
Só nesta temporada, o Barcelona já perdeu 13 pontos em confrontos contra times pequenos ou de tradição, mas que não tem dinheiro, investimento e time para fazer frente a Barcelona e Real Madrid. Isso é muito perto do que o time catalão perdeu em toda a temporada passada (18 pontos, sendo que dois foram para o Real Madrid) e na anterior (15 pontos). Neste período de tricampeonato e muitos títulos, o Barça só "foi mal" no ano do primeiro título, quando perdeu 27 pontos referentes a seis empates e cinco derrotas.
Além de empatar com o Espanyol, o Barcelona foi derrotado nesta temporada pelo Getafe (1 a 0) e empatou com Sevilla (0 a 0), Real Sociedad (2 a 2), Valencia (2 a 2) e Athletic Bilbao (1 a 1). Quase sempre com atuações sonolentas e desinteressadas.
Seu melhor jogo na Liga espanhola foi justamente na vitória de 3 a 1 sobre o Real Madrid no Santiago Bernabéu, um jogo em que não é necessário qualquer motivação especial.Enquanto isso, o Real Madrid tem apenas um empate e duas derrotas. A outra derrota foi para o Levante por 1 a 0 enquanto que o empate foi com o Racing por 0 a 0.
O time de José Mourinho não perde pontos para os pequenos e parece com mais fome de conquistar a Liga Espanhola que há três anos consecutivos vai para o Camp Nou. Com cinco pontos de frente sobre o rival (43 contra 38), eu diria que a vantagem madridista é considerável para dizer que dificilmente o título desta temporada escapa do Santiago Bernabéu. Por mais que sofra nova derrota para o Barça, o Real parece que não vai perder pontos para as outras equipes que cada vez mais são meras coadjuvantes na Liga.
Além disso, o Barça anda muito preguiçoso. Eu não duvido que perca mais pontos para os times menores da Espanha. A este Barcelona parece só interessar neste ano conquistar mais uma vez a Liga dos Campeões da Europa. O que não é pouca coisa.
Outros resultados da rodada:
Sábado:
Levante 0 x 0 Mallorca
Racing Santander 1 x 0 Zaragoza
Real Sociedad 0 x 0 Osasuna
Real Madrid 5 x 1 Granada
Malaga 0 x 0 Atletico Madrid
Domingo: 
Rayo Vallecano 2 x 1 Sevilla
Getafe 0 x 0 Athletic Bilbao
Villarreal 2 x 2 Valencia
Betis 2 x 0 Sporting Gijon
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário