Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dez jogos para serem lembrados

Polêmicos, emocionantes, históricos o ano de 2009 foi marcado por muitos grandes jogos. Planeta que Rola resolveu listar dez deles que serão lembrados por terem marcado o ano que passou. Claro que por mais maluco que nós sejamos não conseguimos ver todas as partidas deste planeta (a gente até tenta). É para nos lembrar de prováveis esquecimentos e injustiças que os leitores têm o espaço para comentários lá embaixo. Assim o nosso top 10 pode ser enriquecido e se tornar um top 20, top 30, top 40... 

Dito isto, vamos a nossa seleção. As partidas abaixo estão organizadas em ordem cronológica. 

1 – Manchester United 1 x 4 Liverpool – 14/03/09 – Campeonato Inglês - Old Trafford

Um clássico que parou a Inglaterra. Na ocasião, o Liverpool estava a sete pontos do Manchester United, mas ainda sonhava com o título inglês. O problema é que os Reds não venciam em Old Trafford desde 2004. E parecia que o tabu iria se manter quando Cristiano Ronaldo, de pênalti, abriu o placar. Só que a partir daí só deu Liverpool. Fernando Torres empatou, e Gerrard, de pênalti, virou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Fábio Aurélio fez um golaço de falta e Dossena outro encobrindo o goleiro Van der Sar. 

Com a vitória, o Liverpool encerrou uma série de 16 jogos invictos do Manchester e de 13 jogos invictos dos Red Devils em casa. Um jogo espetacular. Mas no final do campeonato o campeão, aliás, tricampeão, acabou sendo o Manchester enquanto o Liverpool amargou mais uma temporada na fila.


2- Wolfsburg 5 x 1 Bayern de Munique – 04/04/09 – Campeonato Alemão – Volkswagen Arena

O massacre de Wolfsburg. O Campeonato Alemão estava na sua 26ª rodada e o Wolfsburg já liderava a competição depois de uma arrancada espetacular a partir do início do segundo turno. Mas receberia o poderoso Bayern de Munique em casa numa partida difícil. Só que não deu para a equipe bávara. Com um show da dupla Grafite-Dzeko, que marcou quatro gols (dois de cada), os Lobos fizeram 5 a 1 para delírio da torcida que lotava a Volkswagen Arena. De quebra ainda foi o jogo daquele antológico gol de Grafite. Algo impossível de ser descrito. 


3- Chelsea 4 x 4 Liverpool – 14/04/09 – Liga dos Campeões da Europa – Stamford Bridge

Quartas de final da Liga dos Campeões. Depois de perder o primeiro jogo em Anfield por 3 a 1, o Liverpool precisava de uma vitória por três gols de diferença para chegar às semifinais. E logo no primeiro tempo, a equipe abre 2 a 0 com Fábio Aurélio e Xabi Alonso. Esperança na terra dos Beatles. Mas no segundo tempo, Drogba, Alex e Lampard viram o jogo para o Chelsea. 

Alívio em Londres? Nada. O Liverpool faz 4 a 3 com Lucas e Kuyt e ficam a um gol da classificação graças ao número de gols marcados fora de casa. Só que aos 44 do segundo tempo, Lampard empata a partida. No fim, Essien ainda evita a vitória do Liverpool salvando uma bola em cima da linha. Um jogaço para entrar para a história.


4 – Real Madrid 2 x 6 Barcelona – 04/05/09 – Campeonato Espanhol – Santiago Bernabéu 

O jogo de 2009. O Real Madrid vinha se recuperando no Campeonato Espanhol e ainda sonhava com uma remota conquista do título apesar da grande temporada que fazia o Barcelona. E a torcida se empolgou quando Higuaín abriu o placar. 

Só que numa partida irretocável o Barça virou o jogo com três gols em 18 minutos de Thierry Henry, Puyol e Messi. No segundo tempo, Sérgio Ramos ainda tentou dar algum fôlego ao Real, mas Henry e Messi transformaram a vitória em goleada. O golpe de misericórdia foi dado pelo zagueiro Piqué. Um gol também histórico, pois foi o 100º do Barcelona naquele campeonato. No final, o time de Guardiola terminaria com o título e 105 gols na campanha.


5 – Chelsea 1 x 1 Barcelona – 05/05/09 – Liga dos Campeões da Europa – Stamford Bridge

A partida mais controversa do ano e eleita pelo jornal "Times", da Inglaterra, o jogo de 2009. Chelsea e Barcelona mediam forças em Londres pela vaga na final da Liga dos Campeões. O Chelsea vencia por 1 a 0, gol de Essien, mas já havia reclamado de dois pênaltis a seu favor não marcados pelo árbitro norueguês Tom Henning Ovrebo. Tudo só piorou quando Iniesta empatou a partida aos 48 do segundo tempo. Desespero em Londres e muita reclamação dos jogadores do Chelsea. A imagem da partida foi a do atacante Drogba possuído partindo para cima do árbitro. Os jogadores do Blues reclamam até hoje que foram injustiçados (na época alguns disseram roubados e foram multados por isso) naquele jogo. Mas o Barça foi à final e acabou campeão.


6- Brasil 3 x 2 Estados Unidos – 28/06/09 - Copa das Confederações – Elis Park, Johannesburgo, África do Sul

Decisão da Copa das Confederações no palco da Copa do Mundo. Num torneio que tinha Itália e Espanha, os Estados Unidos se classificam surpreendentemente para a final. O Brasil era favorito, mas a seleção americana abre 2 a 0 com Dempsey e Donovan. O resultado poderia garantir aos americanos um inesperado primeiro título de sua história. É quando o Brasil reage no segundo tempo. Dois gols de Luís Fabiano empatam a partida já no segundo tempo. No final, o capitão Lúcio garante a emocionante vitória e ergue a taça. Mais um título para Dunga no comando da seleção.


7- PSV 4 x 3 Ajax – 17/08/09 – Campeonato Holandês – Phillips Stadium 

Terceira rodada do Campeonato Holandês e PSV e Ajax, os dois maiores rivais da Holanda, já se enfrentavam no Phillips Stadium. Numa grande partida de Dzsudzsak, autor de dois gols e do passe para o primeiro dos dois gols de Bakkal, o PSV vence por 4 a 3. Luís Suarez, duas vezes, e Emmanuelson descontam para o Ajax. O PSV ainda não perdeu na temporada e é vice-lider na Holanda. O Ajax vem em terceiro.


8 – Roma 1 x 3 Juventus – 30/08/09 – Campeonato Italiano - Estádio Olímpico

Diego ainda era um novato na Juventus e escolheu o clássico contra a Roma para mostrar o seu melhor cartão de visitas. Mostrando muita personalidade, o apoiador comandou a vitória da Juventus por 3 a 1 marcando dois lindos gols. O outro foi de Felipe Melo. Depois dessa partida, porém, a coisa degringolou um pouco. A Juventus anda em crise e a Roma vem se recuperando na Itália.


9 – Manchester United 4 x 3 Manchester City – 20/09/09 – Campeonato Inglês - Old Trafford

O derby entre os dois times de Manchester era aguardadíssimo depois da injeção dos petrodólares que fez o City dar uma turbinada e contratar jogadores como Tevez, Adebayor e Gareth Barry no início da temporada. Foi a primeira vez que Tevez enfrentou seu ex-clube e não foi muito bem recebido pela torcida. No entanto, o argentino não se intimidou e fez uma boa partida. 

O nome do jogo, porém, foi Ryan Giggs, responsável pelos passes de três dos quatro gols do United. O último deles, o da vitória, foi marcado por Michael Owen aos 50 minutos do segundo tempo. Hoje o United está na disputa do título inglês e o City sonha com uma vaga na Liga dos Campeões.


10 – Real Madrid 2 x 3 Milan – 21/10/09 – Liga dos Campeões da Europa – Santiago Bernabéu

Era o primeiro jogo de Kaká contra o seu ex-clube e o retorno de Ronaldinho ao Santiago Bernabéu quatro anos depois de ter sido aplaudido pela torcida do Real jogando pelo Barcelona. Mas quem brilhou mesmo foi Alexandre Pato, autor de dois gols na vitória do ainda desacreditado Milan de Leonardo. Os dois times acabaram se classificando para as oitavas de final do torneio.


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário