Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O primeiro campeão de 2010

O ano mal começou e já tem time levantando taça. O primeiro torcedor que está sorrindo de orelha a orelha e já desfila neste dia 1º com o uniforme do seu clube é o do Gamba Osaka, do Japão. Nesta sexta-feira, a equipe derrotou o Nagoya Grampus por 4 a 1 em Tóquio e conquistou a Copa do Imperador.
E teve gol brasileiro na partida. Quem abriu o placar foi o atacante Lucas, ex-Atlético-PR, Cruzeiro e Corinthians. Endo, duas vezes, e Futagawa completaram para o Gamba. Nakamura descontou para o Nagoya.
Foi o segundo título consecutivo do Gamba Osaka. No ano passado, a equipe vencera a Copa do Imperador ao bater o Kashiwa Reysol por 1 a 0 com um gol na prorrogação. Em toda a história da competição, iniciada em 1921, o Gamba conquistou três títulos. O primeiro foi em 1990, quando a equipe se chamava Matsushita Eletric Industrial.
A Copa do Imperador é a mais antiga competição do Japão. No começo ela também era aberta a times da Coreia, de Taiwan e da Manchúria, mas hoje apenas os times filiados à Associação Japonesa de Futebol podem disputá-la.



A tradição de fazer a decisão no dia 1º de janeiro, sempre no Estádio Nacional de Tóquio, começou em 1969. O vencedor da Copa do Imperador garante uma das vagas do Japão na Liga dos Campeões da Ásia.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário