Pesquisar este blog

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A zebra que também passeia na Holanda

Todos que acompanham os posts aqui de Planeta que Rola vêm acompanhando os feitos do Hoffenheim, clube caçula da primeira divisão da Alemanha que vai liderando a Bundesliga. Mas não é só na terra de Beckenbauer que a zebra passeia solta. Na Holanda, a tabela de classificação não é comandada nem pelo Ajax, nem pelo PSV, muito menos pelo Feyenoord. Lá, quem está mandando é o AZ Alkmaar, que após 22 rodadas, está muito próximo do título holandês.
Quem se lembra da temporada 2006/07, sabe que o AZ quase conseguiu conquistar o título na última rodada, quando três clubes tinham chances de faturar a taça, mas o PSV acabou levando a melhor e conquistando o tricampeonato. Neste ano, beneficiado pelo enfraquecimento dos grandes que perderam seus principais jogadores, o AZ não está dando sopa para o azar e já soma 56 pontos, 11 a mais do que o segundo colocado, o Twente.
Os grandes da Holanda vivem talvez a sua pior crise nos últimos tempos. Sem representantes nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões da Europa - enquanto ligas teoricamente mais fracas como a Grécia com o Panathinaikos, Portugal com Porto e Sporting, e a França com o Lyon tem - o futebol holandês passa por situação semelhante ao do brasileiro. Seus principais jogadores se transferem para os maiores centros da Europa (leia-se Itália, Inglaterra, Espanha e Alemanha) e o futebol doméstico fica apenas com veteranos ou jogadores desconhecidos.
O último a sair na janela de transferências foi o atacante Huntelaar, jovem promessa de 25 anos que foi artilheiro da temporada passada pelo Ajax com 33 gols e hoje é reserva no Real Madrid. Sua saída, fez a equipe dirigida pelo ex-craque Marco Van Basten sentir imediatamente. Neste domingo, o Ajax foi goleado pelo Vitesse por 4 a 1 e agora ocupa a terceira posição na liga com 42 pontos.
Seu principal rival, o PSV, que sonhava com o inédito pentacampeonato,  também vai patinando na Holanda. A recente troca de treinador (saiu Huub Stevens e entrou Dwight Lodeweges), fez o time melhorar, mas o PSV dificilmente conquistará o título. Brigará no máximo por uma vaga na Liga dos Campeões. Hoje a equipe está em quarto lugar com 41 pontos.
Já o Feyenoord é o pior dos três grandes. Ocupa a 12ª posição com 24 pontos, apenas cinco acima da zona de rebaixamento.
O AZ, que não tem nada com isso, segue firme rumo ao segundo título de sua história. A sua única conquista, na temporada 80/81, foi a última de um time diferente do "trio de ferro" da Holanda. Desde então foram 27 campeonatos com Ajax, PSV e Feyenoord se revezando na conquista da taça. Agora o AZ promete quebrar novamente a escrita.
Resultados da rodada:
Sábado:
Roda 0 x 1 Sparta 
AZ Alkmaar 3 x 1 Willem II 
Heerenveen 3 x 1 NAC Breda 
Heracles Almelo 1 x 1 NEC
Domingo:
Utrecht 3 x 1 Den Haag 
Vitesse 4 x 1 Ajax 
De Graafschap 2 x 2 Twente 
Volendam 3 x 5 PSV 
Feyenoord x 0 x 0 Groningen
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário