Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Quatro seleções já garantiram vaga na Eurocopa

Faltam apenas duas rodadas para o fim da fase das eliminatórias para a Eurocopa de 2016, mas a competição já conheceu quatro seleções que vão se juntar à França, país-sede do torneio, no ano que vem. Inglaterra, Islândia, República Tcheca e Áustria foram as seleções que se garantiram por antecipação no torneio.
A grande surpresa veio no grupo A, onde islandeses e tchecos superaram a Holanda, que corre sério risco de não disputar o torneio da França no ano que vem. Terceira colocada na última Copa do Mundo, a Holanda está em quarto lugar na chave e agora disputará com a Turquia o terceiro lugar da chave para tentar ir para a respecagem na busca pelas últimas vagas na competição. 
A classificação da Islânjdia veio após um empate com o Cazaquistão por 0 a 0. Já os tchecos se classificaram com a vitória sobre a Letônia por 2 a 1, fora de casa.
Única seleção com 100% de aproveitamento, a Inglaterra garantiu a vaga com três rodadas de antecedência. Os últimos jogos serviram apenas para Wayne Rooney marcar dois gols e se tornar o maior goleador da história da seleção inglesa.
A última seleção classificada saiu na terça-feira, quando a Áustria surpreendeu a Suécia e venceu por 4 a 1, fora de casa. Os austríacos chegaram a 22 pontos na chave e jogaram os suecos para o terceiro lugar. Os russos assumiram a segunda posição com a goleada de 7 a 0 sobre Liechtenstein.
Ainda faltam definir 19 equipes, sendo que 14 delas vão se classificar nas rodadas finais de outubro. Se classificam os dois melhores de cada chave e mais o melhor terceiro colocado. Os demais sairão da disputa da repescagem envolvendo os outros oito terceiros colocados das chaves. 
Veja como está a situação de cada chave:
Grupo A - Islândia (19 pontos) e República Tcheca (19) estão classificados. Turquia (12) e Holanda (10) lutarão nas últimas rodadas para ficarem na terceira posição e disputarem a repescagem.
Grupo B - Com 18 pontos, o País de Gales está muito perto da vaga. Assim como a Bélgica, segunda colocada com 17. Israel (13) e Bósnia (11) devem brigar pelo terceiro lugar.
Grupo C - Uma vitória contra Luxemburgo na próxima rodada garantirá a Espanha, líder da chave com 21 pontos, na Euro. Eslováquia (19) e Ucrânia (16) brigam pela segunda vaga. Quem sobrar vai para a repescagem.
Grupo D - Líder com 19 pontos, a campeã do mundo Alemanha está com a classificação encaminhada. Basta uma vitória contra a Irlanda, terceira colocada com 15 pontos, na próxima rodada. Polônia (17 pontos) e Escócia (11) se enfrentam na próxima rodada e sonham com a vaga direta ou a terceira colocação para entrar na repescagem.
Grupo E - A Inglaterra já está com a vaga carimbada. Suíça (15), Eslovênia (12) e Estônia (10) estão na briga pela segunda e terceira colocações.
Grupo F - Líder com 17 pontos, a Irlanda do Norte se garante na Euro se vencer a lanterna Grécia na próxima rodada. A Romênia está em segundo com 16, a frente de Hungria (13) e Finlândia (10) que ainda sonham com pelo menos uma vaga na repescagem.
Grupo G - A Áustria já está classificada. Rússia (14), Suécia (12) e Montenegro (11) brigam pelas vagas restantes.
Grupo H - A Itália é outra grande seleção com a classificação encaminhada. Líder da chave com 18 pontos, a Azzurra se garante na Euro com uma vitória na próxima rodada sobre o Azerbaijão fora de casa. Noruega (16 pontos) e Croácia (15) brigam pela segunda vaga. Quem sobrar, vai para a repescagem.
Grupo I - Com 15 pontos, Portugal de Cristiano Ronaldo garante a vaga com um empate contra a Dinamarca na próxima rodada. Com um jogo a mais e na vice-liderança com 112 pontos, os dinamarqueses precisam de uma vitória para conseguirem ao menos a segunda vaga. Do contrário, podem ser superados pela Albânia, terceira colocada com 11 pontos e que tem um jogo a menos.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário