Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Time desconhecido da semana - Coton Sport Garoua

O time desconhecido desta semana vem da terra de um dos nossos ídolos aqui em “Planeta que Rola”. Falamos de Roger Milla. Quem não se lembra dele pegando o Higuita de calça curta na Copa de 1990 e colocando a seleção de Camarões no mapa do futebol com aquela histórica classificação para as quartas-de-final do mundial? Com direito a sambadinha e tudo. Hoje aos 58 anos (oficialmente, devemos deixar claro), ele curta a sua aposentadoria como embaixador na África. Em sua homenagem, porém, falaremos de outros jogadores que estão fazendo história em Camarões, mas infelizmente não há nenhum brasileiro entre eles. São os atletas do Coton Sport Garoua.
O jovem Coton Sport (foi fundado em 1986) conseguiu neste ano o que clubes tradicionais como o Canon Yaoundé jamais imaginaram: está a dois passos de jogar o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. No sábado, a equipe goleou, massacrou o Dynamos, do Zimbábue, por 4 a 0 e vai disputar pela primeira vez em sua vida a decisão da Liga dos Campeões da África.
Para vocês terem uma idéia do tamanho do feito do Coton Sport, o mais longe que a equipe tinha chegado na competição foi na terceira rodada no torneio de 2004. Agora, para atingir o Olimpo do futebol e disputar um título de tamanha importância com Manchester United e LDU (sorry tricolores), o atual campeão camaronês terá uma pedreira. Enfrentará o Al Ahly, do Egito, recordista de títulos da Champions – ao lado do seu compatriota, o Zamalek - com cinco conquistas e atual vice-campeão do torneio. No ano passado, os egípcios não foram devidamente abençoados pelos faraós e perderam a decisão para os tunisianos do Etoile du Sahel.
As finais serão disputadas entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro (primeiro jogo) e 14 e 16 de novembro (segundo jogo). As datas ainda não foram fechadas pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Mas falemos um pouco sobre o time (aliás, clique aqui e teste seu francês conhecendo o site oficial do clube). Com 22 anos de existência, o Coton Sport tem esse nome porque pertence à Sodecoton, indústria de algodão (sacou o “coton” do nome? É algodão em francês, ou cotton em inglês. "Planeta que rola" é sempre cultura) situada no norte de Camarões.
Depois de fundado, o Coton Sport passou seis anos amargando divisões inferiores até que em 1992 atingiu pela primeira vez seu objetivo: disputar a primeira divisão de Camarões. A partir daí, a história do time mudou radicalmente. De novato na Série A, a equipe desafiou o poder dos gigantes camaroneses Canon, Tonerre Yaoundé e Oryx Douala, que dominavam o futebol do país. 
Em 16 anos de primeira divisão, o Coton Sport faturou nove títulos e foi cinco vezes vice-campeão nacional. O time, aliás, é o atual hexacampeão de Camarões. É praticamente o Lyon africano. Hoje, com 10 títulos, só o Canon tem mais taças nacionais que o Cotonsport. Além destes troféus, o alviverde de Garoua ainda foi três vezes campeão da Copa de Camarões (2003, 2004 e 2007).
Falando em Garoua, a cidade também tem sua história. O município, que tem sua economia voltada basicamente para a agricultura, é o local de nascimento do primeiro presidente da história do país: Ahmadou Ahidjo, que governou Camarões de 1960 a 1982 (parece até dirigente de confederação brasileira) e morreu em 1989. Durante o seu governo, coincidentemente, a cidade de 490 mil habitantes ganhou um aeroporto internacional, que hoje recebe vôos diretos até de Paris, e o Stade Roumdé Adjia, estádio com capacidade para 35 mil pagantes em que o Coton Sport manda seus jogos. Mas eu quero deixar claro que não estou querendo insinuar nada com relação ao presidente Ahidjo.
De volta ao futebol, se vier a conquistar a Liga dos Campeões da África, o Coton Sport será o quarto time de Camarões a vencer a taça. O Canon tem três títulos (1971, 1978 e 1980), o Oryx tem uma conquista (1964, o primeiro da história da competição) e o Union Douala faturou o troféu de 1979. Além disso, vai quebrar um tabu de 28 anos sem que um time camaronês conquiste o principal torneio da África.
E nós estaremos por aqui torcendo. Por hoje é só galera. Até o próximo time desconhecido da semana. Não tenho vídeos para deixar de presente desta vez porque, por incrível que pareça, não consegui encontrar um único golzinho de nosso desconhecido perdido pelo mundo da internet. Se eu não tivesse visto com meus próprios olhos os gols da vitória do Coton Sport sobre o Dynamos na TV diria até que o time camaronês não existe.
Mas se você aí, em qualquer lugar do planeta, encontrar um link com algum vídeo do Coton Sport ganha da nossa equipe uma... caixa de algodão? Não. Caixa de cotonetes? Não. Melhor do que isso. Uma honrosa citação do nome no texto.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário