Pesquisar este blog

domingo, 24 de maio de 2015

Dia de despedidas no futebol inglês

Com a disputa pelo título e pelas vagas na Liga dos Campeões definidas, a última rodada do Campeonato Inglês foi marcada por uma série de homenagens a jogadores históricos e que marcaram época na terra da rainha, mas não estarão na liga mais rica do mundo na próxima temporada. Didier Drogba, Steven Gerrard e Frank Lampard fizeram neste domingo seus últimos jogos na Inglaterra.
Coube a Drogba, de 37 anos, ter a despedida mais marcante e até emocionante. O atacante marfinense anunciou horas antes da partida contra o Sunderland, em Stamford Bridge, que aquele seria o seu último jogo com a camisa dos Blues. 
Drogba começou a partida como titular e aos 28 minutos foi substituído pelo técnico José Mourinho para receber todos os merecidos aplausos dos torcedores no estádio. Antes de dar lugar ao atacante Diego Costa, o marfinense foi carregado pelos companheiros de time e agradeceu aos torcedores.
Drogba não pretende encerrar a carreira. Ele vai apenas partir para novos desafios. Quer jogar em outro clube, em outro país, mas o seu futuro ainda não está definido.
- Todos os torcedores sabem do meu amor pelo Chelsea e espero retornar ao clube no futuro para desempenhar outro papel - afirmou o centroavante, quarto maior artilheiro da história do clube com 164 gols.
Drogba pretende jogar pelo menos mais uma temporada. Ele deixa o Chelsea após conquistar o seu 13º título pelo clube. Foram quatro títulos ingleses (2005,2006, 2010 e 2015), três Copas da Liga Inglesa (2005, 2007 e 2015), quatro Copas da Inglaterra (2007, 2009, 2010 e 2012), duas Community Shield (2005 e 2009) e uma Liga dos Campeões da Europa, em 2012, em que o marfinense foi decisivo para a conquista.
Por ideia de John Terry, Drogba começou a partida como capitão. Ele só devolveu a braçadeira para John Terry depois que deixou o campo. Após a vitória por 3 a 1 (dois gols de Remy e um de Diego Costa), o Chelsea recebeu o troféu pela conquista e Drogba foi um dos mais festejados.
DESPEDIDA MELANCÓLICA DE GERRARD
Outro jogador com muita história no Chelsea, o volante Frank Lampard também disse adeus ao futebol inglês neste domingo. Maior artilheiro da história do clube com 211 gols, Lampard, de 36 anos, defendeu o Manchester City no último ano e meio. Agora, ele voltará para o futebol dos Estados Unidos. 
Lampard não conquistou títulos pelo City, mas foi muito celebrado pelos seus serviços prestados ao futebol inglês.
- Vim para este clube com 36 anos e não sabia o que esperar. Só gostaria de agradecer muito a todos. Este é um clube especial. Aos torcedores, do fundo do meu coração, foi um grande prazer jogar por vocês - disse o meia que marcou um gol na vitória do City sobre o Southampton por 2 a 0.
Já o seu ex-colega de seleção, Steven Gerrard, de 34 anos, teve uma despedida melancólica. Ele também marcou um gol, mas o Liverpool sofreu a sua pior derrota na história da Premier League. O time foi goleado por 6 a 1 pelo Stoke City, um placar que Gerrard não merecia uma semana depois da emocionante despedida dos seus torcedores em Anfield Road.
O resultado acabou fazendo o técnico Brendan Rodgers balançar. Após a partida, o treinador disse que seu futuro depende dos donos do clube.
Apesar da goleada, o Liverpool conseguiu uma vaga na Liga Europa da próxima temporada. O time da terra dos Beatles e o Tottenham vão representar a Inglaterra no torneio. Chelsea, Manchester City, Arsenal e Manchester United vão para a Liga dos Campeões.
Na parte de baixo da tabela, Hull City, Burnley e Queens Park Rangers foram rebaixados para a segunda divisão.
Outros resultados da rodada:
Arsenal 4 x 1 West Bromwich
Aston Villa 0 x 1 Burnley
Crystal Palace 1 x 0 Swansea City
Everton 0 x 1 Tottenham
Hull City 0 x 0 Manchester United
Leicester City 5 x 1 Queens Park Rangers
Newcastle United 2 x 0 West Ham United
Classificação final do Campeonato Inglês:
1- Chelsea - 87 pontos - Liga dos Campeões
2- Manchester City - 79 pontos - Liga dos Campeões
3- Arsenal - 75 pontos - Liga dos Campeões
4- Manchester United - 70 pontos - fase preliminar da Liga dos Campeões
5- Tottenham - 64 pontos - Liga Europa
6- Liverpool - 62 pontos - Liga Europa
7- Southampton - 60 pontos
8- Swansea City - 56 pontos
9- Stoke City - 54 pontos
10-Crysta Palace - 48 pontos
11-Everton - 47 pontos
12-West Ham - 47 pontos
13-West Bromwich - 44 pontos
14-Leicester City - 41 pontos
15-Newcastle - 39 pontos
16-Sunderland - 38 pontos
17-Aston Villa - 38 pontos
18-Hull City - 35 pontos - Rebaixado
19-Burnley - 33 pontos - Rebaixado
20-Queens Park Rangers - 30 pontos - Rebaixado
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário