Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de maio de 2015

Curiosidades sobre os semifinalistas da Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões chega às semifinais nesta semana com quatro gigantes europeus ainda na briga pelo principal troféu disputado por clubes do futebol mundial. Nesta terça-feira, Juventus e Real Madrid se enfrentam em Turim. Nesta quarta-feira, será a vez do Barcelona receber o Bayern de Munique no Camp Nou. Na semana que vem acontecem os jogos de volta, que definirão os finalistas que se encontrarão no dia 6 de junho na grande decisão no estádio Olímpico de Berlim.
Veja algumas curiosidades e estatísticas envolvendo Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Juventus.
- Juntos, os quatro semifinalistas reúnem 21 títulos. São 10 do Real, cinco do Bayern, quatro do Barcelona e dois da Juventus
- Real Madrid, Bayern de Munique e Barcelona são os times que acumulam mais semifinais. São 26 do Real, 17 do Bayern e 16 do Barcelona. A Juventus chega pela 11ª vez na semifinal.
- Recordista de títulos, o Real Madrid está pela quinta vez consecutiva na semifinal. É o time que está há mais tempo frequentando essa fase de forma consecutiva.
- Três dos quatro semifinalistas são recordistas de títulos dos seus países. O Real é o maior campeão da Espanha, com 32 taças. a Juventus tem 31 conquistas na Itália, enquanto o Bayern soma 25 taças na Alemanha.
- Bayern, Barcelona e Juventus são os únicos que ainda podem faturar a tríplice coroa nesta temporada. O Real foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Rei pelo Atlético de Madrid.
- E isso é um feito difícil. Só sete times fizeram a tríplice coroa em toda a história do futebol europeu: Celtic (1967), Ajax (1972), PSV (1988), Manchester United (1999), Barcelona (2009), Inter de Milão (2010) e Bayern de Munique (2013).
- Bayern de Munique e Barcelona se enfrentaram duas vezes em mata-mata. Cada um levou a melhor em uma e sempre com goleadas. 
- Juventus e Real Madrid se enfrentaram seis vezes em mata-mata. Cada um levou a melhor em três oportunidades.
- O Real Madrid já disputou 13 finais. É o recordista. O Bayern disputou dez, enquanto Barcelona e Juventus estiveram presentes em sete finais. 
- Real, Bayern e Barcelona são os times que mais venceram na história do torneio. São 227, 168 e 154 vitórias, respectivamente. A Juventus é a sexta desse ranking, com 112 vitórias, atrás ainda de Manchester United e Milan.
- Real, Bayern e Barcelona também são os times que mais marcaram gols no torneio. São 843, 579 e 521 gols, respectivamente. Com 363 gols marcados, a Juventus está na sétima posição neste ranking, atrás ainda de Manchester United, Milan e Benfica.
- Xavi (Barcelona) e Casillas (Real Madrid) são os recordistas de jogos na Liga dos Campeões. São 148 partidas de cada um.
- Messi e Cristiano Ronaldo são os maiores goleadores da história do torneio, com 75 gols cada um. 
- Os dois também são vice-artilheiros da atual edição da Liga dos Campeões com oito gols, um a menos que Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk. 
- Se for artilheiro de novo, Messi vai superar Gerd Müller e conquistará pela quinta vez na carreira o troféu de goleador do torneio. Já Cristiano Ronaldo pode ser artilheiro pela quarta vez.
- O craque português, aliás, é o jogador que marcou mais gols numa única edição do torneio. Foram 17 na temporada passada. 
- Messi e Cristiano Ronaldo também são os líderes de assistências do torneio: quatro. Fàbregas (Chelsea) e Koke (Atlético de Madrid) também deram quatro assistências, mas já deixaram a disputa. 
- Carlo Ancelotti é o técnico recordista de títulos da Liga dos Campeões. Foram três por Milan (2003 e 2007) e Real Madrid (2014). Pep Guardiola, do Bayern de Munique, pode se igualar a ele, pois tem dois títulos pelo Barcelona (2009 e 2011). Luis Enrique (Barcelona) e Massimiliano Allegri ainda não venceram a competição.
- Entre os jogadores que ainda brigam pelo título, Piqué, Iniesta, Xavi e Messi (Barcelona) e Casillas (Real Madrid) são os que mais venceram a Liga dos Campeões. Foram três títulos. O recordista é o ex-jogador Francisco Gento, do Real Madrid, com seis taças. 
- Entre os jogadores semifinalistas, o que mais acumula minutos no torneio é Carlitos Tevez. O atacante da Juventus atuou em 890 minutos, média de 89 por partida. Ou seja, ele jogou praticamente todos os minutos das dez partidas da equipe italiana. O jogador que mais tempo esteve em campo foi o atacante Cavani, do PSG, com 920 minutos.
- Toni Kroos é o jogador que deu mais passes em campo. Foram 736. Ele tem um percentual de 95% de acerto. 
- Artur Vidal, da Juventus, é um dos dois jogadores que mais fizeram faltas no torneio: 25. O outro foi o brasileiro Casemiro, do Porto. 
- Já Neymar é o segundo jogador que mais sofreu faltas. Foram 32, uma a menos do que Hazard, do Chelsea.
- Daniel Alves (Barcelona) é o jogador que mais recebeu cartões amarelos: cinco. 
- Com 30 gols marcados, o Bayern tem o melhor ataque da Liga dos Campeões.
- Já a Juventus tem a melhor defesa, com apenas cinco gols sofridos. Mesmo número de Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen e Monaco.
- Os quatro semifinalistas são os times que mais chutam a gol na competição. O Real Madrid tem 184 chutes, contra 182 do Bayern, 155 do Barcelona e 132 da Juventus.
- O ex e o atual time de Guardiola são os que mais trocam passes no torneio. O Barcelona deu 6.907 passes, enquanto o Bayern deu 6.872 passes. O percentual de acerto de ambos é de 91%. A média de posse de bola dos dois é de 62%. 
- A Juventus é o terceiro time que mais sofreu faltas (148). Atrás apenas de Atlético de Madrid (170) e Porto (168).
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário