Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Nem na semana do Natal a bola deixa de rolar

Quem disse que não tem futebol durante as festas de fim de ano? Enquanto você ainda vasculha restos de peru na geladeira ou procura as últimas rabanadas para comer, na Inglaterra a bola vai rolar nos mais variados campos, dos badalados Stamford Bridge, Anfield Road ou White Heart Lane aos diminutos Broadhall Way e Stonebridge Road, estádios, respectivamente, do Stevenage e do Ebbsfleet United, da quinta divisão. 

Sim amigos, nesta sexta-feira é dia de Boxing Day. O dia seguinte ao Natal em que é disputada uma rodada inteira dos campeonatos nacionais da Inglaterra. Assim, estarão em campo os 20 times da primeira divisão e mais outros 96 das demais séries em busca da vitória, dos três pontos, para manter o grupo unido, etc e tal. 

Mas o que é esse tal de Dia da Caixinha? Como Planeta que Rola também é cultura a gente explica. O Boxing Day é um feriado tradicional no Reino Unido – e também na Austrália, Canadá e Nova Zelândia – que acontece sempre no primeiro dia útil após o Natal. Nesta data, se agradecia à comunidade pelos serviços prestados durante o ano concedendo aos mais pobres presentes, comida ou mesmo dinheiro. 

A data é comemorada desde a Idade Média na Inglaterra, onde o dia é também conhecido como St. Stephens Day, em referência a um dos primeiros mártires cristãos, que morreu apedrejado em Jerusalém entre os anos 34 e 35 depois de Cristo. 

A origem do termo “boxing day” remeteria às caixas que ficavam nas igrejas para arrecadar dinheiro que seria usado para ajudar os mais pobres. No dia 25, essas caixas eram abertas e no dia seguinte ocorria a distribuição. Há uma outra versão que trata de uma caixinha de Natal colocada por um padre nos navios parados em portos ingleses. Aqueles que quisessem um retorno seguro depositavam um dinheiro nestas caixas e a mantinham intactas durante a viagem. Se o navio retornasse a salvo, a caixa era entregue ao padre num gesto de agradecimento que a guardava até o Natal, quando ele a abria e distribuía o dinheiro aos mais pobres. 

Além do futebol, o Boxing Day também um dia tradicional para caçar na Inglaterra. Coitado dos bichos. Mais recentemente, porém, ele ganhou um novo significado. Passou a ser o dia em que se iniciam as liquidações de Natal na Inglaterra, o paraíso para mãos de vaca como este que vos tecla. 

Só que mais importante do que isso tudo, é a rodada da Premier League, que vai indicar o campeão de inverno na Inglaterra, que a gente pode dizer que é uma espécie de Taça Rio ou Taça Guanabara sem troféu. Enfim, com o campeonato chegando na metade, teremos um indicativo de quais devem ser os objetivos do seu time daqui para frente. 

Como o Manchester United tem dois jogos a menos devido a disputa do Mundial de Clubes, no qual acabou campeão, a disputa deste simbólico título está entre o Liverpool, que recebe o Bolton em Anfield Road, e o Chelsea, que também joga em casa, contra o West Bronwich. 

Com 39 pontos, os Reds se mantêm na ponta sem depender de ninguém se vencerem. Na segunda posição, com um ponto a menos, os Blues precisam da vitória e torcer por pelo menos um empate do Liverpool. O problema é que tanto o time de Rafa Benitez quanto o de Felipão têm dado mole nas últimas rodadas e entregado o ouro. Só neste campeonato, o Liverpool perdeu pontos para o Hull City, West Ham e Fulham. O Chelsea não ficou atrás e perdeu pontos para Everton, West Ham e Newcastle. 

E os adversários da rodada são típicos para eles aprontarem de novo. O Bolton ocupa uma modesta nona posição, com 23 pontos. Já o West Bronwich é o lanterna com 15 pontos. Será que eles vão manter a velha tradição do Boxing Day e continuar dando presentes aos mais pobres? A conferir mais tarde. 

Abaixo toda a rodada do futebol inglês

Premier League

Stoke City x Manchester United 
Chelsea x West Bromwich 
Portsmouth x West Ham 
Tottenham x Fulham 
Liverpool x Bolton 
Manchester City x Hull City 
Middlesbrough x Everton 
Sunderland x Blackburn 
Wigan Athletic x Newcastle 
Aston Villa x Arsenal 

League Championship (segunda divisão): 
Watford x Bristol City 
Charlton Athletic x Queens Park Rangers 
Crystal Palace x Norwich 
Burnley x Barnsley 
Ipswich x Birmingham 
Nottingham Forest x Doncaster 
Plymouth Argyle x Southampton 
Preston North End x Derby County 
Reading x Cardiff 
Sheffield Wednesday x Blackpool 
Swansea x Coventry City 
Wolverhampton x Sheffield United 

League One (terceira divisão): 
Peterborough x Millwall 
Bristol x Milton Keynes Dons 
Brighton & Hove x Colchester 
Carlisle x Huddersfield Town 
Crewe Alexandra x Oldham Athletic 
Hereford x Tranmere 
Leeds United x Leicester City 
Leyton Orient x Swindon 
Scunthorpe x Hartlepool 
Southend x Northampton 
Walsall x Stockport County 
Yeovil x Cheltenham 

League Two (quarta divisão): 
Barnet x Aldershot 
Brentford x Bournemouth 
Bury x Darlington 
Chester x Accrington 
Chesterfield x Luton Town 
Dagenham & R'bridge x Gillingham 
Grimsby x Notts County 
Lincoln x Bradford 
Morecambe x Macclesfield 
Rochdale x Shrewsbury 
Rotherham x Port Vale 
Wycombe x Exeter City 

Conference (quinta divisão): 

Northwich x Altrincham 
Kidderminster x Forest Green 
Barrow x Wrexham 
Burton x York 
Cambridge x Histon 
Eastbourne Borough x Lewes 
Ebbsfleet United x Grays 
Kettering x Mansfield 
Salisbury City x Oxford 
Stevenage x Rushden & Diamonds 
Weymouth x Torquay 
Woking x Crawley


(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário