Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de abril de 2015

A decisão de arbitragem mais bizarra dos últimos tempos

Leah Williamson reclama com a árbitra, que se mostra irredutível ao anular o lance - Reprodução
Uma partida entre as seleções da Inglaterra e da Noruega sub-19 terá que ser retomada a partir dos seus minutos finais por causa de um erro bizarro da árbitra Marija Kurtes.
A juíza marcou incorretamente um tiro livre direto a favor da Noruega depois de ter assinalado uma invasão de área na cobrança de um pênalti a favor da Inglaterra no jogo disputado no sábado passado. Sim, foi isso mesmo que aconteceu. Tudo para desespero de Leah Williamson, a jogadora que cobrou, e marcou, o gol que seria o de empate das inglesas.
O lance bizarro aconteceu aos 51 minutos do segundo tempo. Até então, a partida vinha sendo bem disputada. As norueguesas abriram 2 a 0 no placar, mas nos minutos finais as inglesas diminuíram.
Até que um pênalti foi marcado para a Inglaterra nos momentos derradeiros do jogo. Leah Williamson teria, portanto, a chance de dar o empate para as inglesas no jogo válido pelas eliminatórias do Europeu sub-19. Ela colocou a bola na marca do pênalti, cobrou no canto esquerdo da goleira norueguesa e saiu para comemorar. Mas... Marija Kurtes anulou a jogada, marcando invasão das inglesas.
Ok, isso acontece. Leah pegou a bola disposta a bater de novo. Mas, numa interpretação peculiar da regra, Marija disse que a bola era da Noruega! O pênalti não seria batido de novo e as norueguesas ficaram com a bola para reiniciar o jogo. Tudo isso diante de uma atônita Leah, que ainda tentou argumentar com a árbitra que tinha direito a cobrar o pênalti novamente, como está previsto na regra.
Diante do lance peculiar, a Uefa determinou que os minutos finais da partida disputada em Belfast, na Irlanda do Norte, serão retomados a partir da cobrança do polêmico pênalti. Ou seja, serão disputados pouco menos de três minutos.
Assim, a jogadora terá a chance de cobrar e empatar a partida. Fazer o gol será muito importante, pois com o empate a Inglaterra garantirá a classificação para o Europeu sub-19, que será disputado em julho.
O restante da partida será jogada nesta quinta-feira, o que fará a Noruega e a Inglaterra entrarem em campo duas vezes. As norueguesas enfrentarão a Irlanda do Norte, enquanto as inglesas jogarão contra a Suíça. Em seguida, elas se enfrentam nos minutos derradeiros da polêmica partida.
"A Uefa tomou a decisão e vamos respeitar. Entendemos que a Inglaterra tem todo o direito de reclamar e não temos nenhum problema com isso. Estamos focados em nossa partida contra a Irlanda do Norte e depois faremos o melhor contra a Inglaterra", disse a federação norueguesa, em nota.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário