Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Irã punirá jogadores que fizerem selfie com mulheres na Copa da Ásia

Uma das três seleções com 100% de aproveitamento, o Irã vem fazendo uma boa campanha na atual edição da Copa da Ásia. O sucesso do time, que já se garantiu nas quartas de final do torneio, vem empolgando os seus torcedores. Mas os dirigentes locais querem que a relação do time com a torcida não seja tão, digamos, intensa e fique cada um na sua: o time no campo e o torcedor, e principalmente, as torcedoras, na arquibancada.
Os jogadores da seleção iraniana foram proibidos de fazer selfies com as mulheres que torcem para a seleção. Se descumprirem a determinação, os atletas serão punidos.
- Os jogadores estão proibidos de posar para selfies com as fãs mulheres. Elas podem usar estas fotos para manifestações políticas contra o nosso país ou processarem os jogadores por assédio. Se os jogadores se recusarem a agir de acordo com as nossas instruções claras, então não teremos outra opção que não lidar com eles - disse o diretor do comitê disciplinar da Federação Iraniana de Futebol, Ali Akbar Mohamedzade.
A Austrália, onde a competição está sendo disputada, tem 70 mil imigrantes iranianos. E muitos têm acompanhado a seleção durante a disputa do torneio. No país, as mulheres iranianas não precisam seguir as regras de vestimenta aplicadas no Irã e a quantidade de fotos em redes sociais de jogadores posando com as iranianas deixou os dirigentes locais preocupados.
As imagens mostrando mulheres em "vestimentas inapropriadas", de acordo com os códigos iranianos, foram censuradas no país, o que acabou sendo ironizado por jornalistas que cobrem a competição.
- Em algumas selfies que os nossos jogadores tiraram com os fãs, podemos ver que eles aparecem perto de pessoas cuja aparência vai de encontro aos nossos princípios morais - explicou Mohamedzade.


Uma das imagens mais comentadas foi a de uma mulher carregando uma bandeira do Irã com uma frase dirigida ao goleiro da seleção Alireza Haghighi escrita em inglês: "Alireza, você se casaria comigo?"
Sobrou até para o técnico da seleção, o português Carlos Queiroz, que foi questionado pelo comportamento da seleção.
- Entramos em contato com o treinador e o questionamos sobre essa questão e ele veementemente negou ter concordado com a postagem destas fotos em redes sociais - disse o diretor.
Queiroz não comentou a questão, mas lamentou que as diversas proibições prejudicam o seu trabalho de fazer o time ter uma completa experiência internacional.
- É bem difícil. Quando viemos para uma competição como essa, temos 80 milhões de pessoas sonhando com o time. É importante dar oportunidades a esses garotos de disputarem partidas internacionais. Faz parte do espírito da Fifa de que a política não deve interferir no jogo e os jogadores são vítimas das limitações destas sanções.
Dentro de campo, porém, o Irã vai muito bem. O time já está classificado para as quartas de final da Copa da Ásia e agora aguarda o seu adversário, que será o segundo colocado do grupo D. O Japão lidera a chave com seis pontos, seguido de Iraque (três), Jordânia (três) e Palestina (zero). Nesta terça-feira, o Japão enfrenta a Jordânia e o Iraque pega a Palestina.
Dois jogos do mata-mata já estão definidos. A Coreia do Sul enfrentará o Uzbequistão e a China jogará contra a Austrália. Também classificado, os Emirados Árabes Unidos aguardam o primeiro colocado do grupo D.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário