Pesquisar este blog

sábado, 23 de maio de 2009

Wolfsburg goleia o Werder Bremen e é campeão alemão

Wolfsburg escreveu neste sábado o capítulo mais importante de seus 63 anos de história. Jogando na sua casa, a Volkswagen Arena, onde não conheceu o significado da palavra derrota nesta temporada, a equipe dos brasileiros Grafite e Josué goleou o Werder Bremen por 5 a 1 e conquistou o seu primeiro título alemão. A Bundesliga, aliás, é o primeiro troféu da história do clube fundado em setembro de 1945.
O título foi a coroação de uma grande temporada do time dirigido por Félix Magath, principalmente no segundo turno, quando o Wolfsburg deu uma arrancada da nona colocação, 11 pontos atrás do então líder Hoffenheim, até o título. Na 26ª rodada o time assumiu a liderança de um torneio que seguiu emocionante até o final para não largar mais.
O treinador comandou a equipe, mas o grande nome do Wolfsburg foi o atacante brasileiro Grafite. Com os dois gols marcados neste sábado, ele terminou a temporada como o goleador da Bundesliga com 28 gols. Grafite é o quarto brasileiro na história a terminar como artilheiro do Campeonato Alemão. Ele se igualou a outro brasileiro, Ailton, como o estrangeiro com o maior número de gols em uma temporada na Alemanha. Ailton também fez 28 gols em 2004, ano em que o Werder Bremen terminou como campeão.
Os outros brasileiros goleadores e campeões da Bundesliga no mesmo ano foram Elber pelo Bayern de Munique em 2003 e Amoroso pelo Borussia Dortmund em 2002.
Grafite formou com Dzeko um ataque talvez só inferior nesta temporada ao trio do Barcelona formado por Messi, Henry e Eto'o. Com o gol marcado sobre o Werder, o bósnio chegou a 26. Juntos, Grafite e Dzeko fizeram 54 gols pela equipe que ainda teve como destaques Josué, volante que fez um ótimo campeonato, os meias Gentner e Misimovic, e o goleiro suíço Benaglio, uma muralha na defesa dos lobos.
Desde o início do jogo, o Wolfsburg não deu sopa para o azar. Embora pudesse garantir o título até com o empate, pois era improvável que Bayern de Munique ou Stuttgart aplicassem uma goleada na partida em que se enfrentavam no Allianz Arena, o time abriu o placar logo aos 5 minutos com Misimovic.
Despedaçado pela perda do título da Copa da Uefa para o Shaktar Donetski e sem muita motivação após uma temporada ridícula para os seus padrões (terminou na 10ª posição), o Werder Bremen era uma presa fácil para o Wolfsburg que logo ampliou aos 15 com Grafite. Um gol contra de Prödl aos 25 deixou o Wolfsburg praticamente com a taça. Aquela altura, o Bayern já vencia o Stuttgart por 1 a 0, gol de Ribery.
Mas após o 3 a 0, o Wolfsburg relaxou e deixou o Werder reagir. A equipe de Naldo e Diego melhorou na partida e chegou a marcar um gol com o próprio Diego aos 30 minutos. Pode ter sido o último gol do apoiador com a camisa do Werder, que jogará pela Juventus na próxima temporada. Na semana que vem, o meia se despede de sua equipe ao enfrentar o Bayer Leverkusen na final da Copa da Alemanha.
Mas foi apenas um momento de susto. Se em Munique, o Bayern confirmava o vice-campeonato ao fazer 2 a 1 no Stuttgart (Van Bommell ampliou e Mario Gomez descontou), o Wolfsburg marcou mais duas vezes, com Grafite e Dzeko no segundo tempo, definindo o placar.
Ao apito final, a torcida invadiu o gramado para comemorar o título. Grafite chorou, pegou a bandeira brasileira e fez muita festa. Ele merece, foi o melhor jogador do campeonato. E o capitão Josué levantou a salva de prata ao som, é claro, da tradicional "We are the champions", do Queen, que embala 10 entre 10 comemorações de títulos na Europa.
Agora o Wolfsburg vai ter que se reforçar para o seu maior desafio, a Liga dos Campeões na próxima temporada. Logo de cara o time já tem alguns problemas. A começar pelo banco. Félix Magath já assinou com o Schalke 04 e não treinará mais os lobos. No ataque, Dzeko tem propostas e pode ir para a Itália ou a Inglaterra. São desfalques importantes. Em compensação, Grafite deve permanecer no clube.
Também garantiram vaga na Liga dos Campeões o Bayern de Munique e o Stuttgart, terceiro colocado. Hertha Berlin e Hamburgo vão para a Liga Europa, novo nome da Copa da Uefa. Arminia Bielefeld e Karlsruher foram rebaixados para a segunda divisão. Décimo-sexto colocado, o Energie Cottbus disputará um playoff com o terceiro colocado da segunda divisão para definir quem permanece na Série A.
Já campeão da segunda divisão, o Freiburg está garantido na Bundesliga. Mainz e Nuremberg decidem na última rodada neste domingo quem sobe direto e quem fará o jogo com o Energie Cottbus. A vantagem é do Mainz, que tem três pontos a frente e recebe o Oberhausen. Um empate garante a classificação. O Nuremberg receberá o 1860 Munique
Resultados da última rodada:
Wolfsburg 5 x 1 Werder Bremen
Eintracht Frankfurt 2 x 3 Hamburgo
Bayern de Munique 2 x 1 Stuttgart
Energie Cottbus 3 x 0 Bayer Leverkusen
Arminia Bielefeld 2 x 2 Hannover
Karlsruher 4 x 0 Hertha Berlin
Borussia Monchengladbach 1 x 1 Borussia Dortmund
Schalke 04 2 x 3 Hoffenheim
Colônia 1 x 1 Bochum
Classificação final da Bundesliga:
1- Wolfsburg - 69 pontos (Liga dos Campeões)
2-Bayern de Munique - 67 (Liga dos Campeões)
3- Stuttgart - 64 (Pré-Liga dos Campeões
4-Hertha Berlin - 63 (Liga Europa)
5-Hamburgo - 61 (Liga Europa)
6-Borussia Dortmund - 59
7- Hoffenheim - 55
8- Schalke 04 - 50
9- Bayer Leverkusen - 49
10-Werder Bremen - 45
11-Hannover - 40
12-Colônia - 39
13-Eintracht Frankfurt - 33
14-Bochum - 32
15-Borussia Monchengladbach - 31
16-Energie Cottbus - 30 (playoff contra o rebaixamento)
17-Karlsruher - 29 (rebaixado para a segunda divisão)
18-Arminia Bielefeld - 28 (rebaixado para a segunda divisão)
Veja como ficou o ranking de títulos na Alemanha:
20 títulos - Bayern de Munique
9 títulos - Nuremberg
7 títulos - Schalke 04
6 títulos - Hamburgo e Borussia Dortmund
5 títulos - Borussia Monchengladbach e Stuttgart
4 títulos - Kaiserslautern e Werder Bremen
3 títulos - Leipzig, Spvgg Furth, Colônia
2 títulos - Viktoria Berlin, Karlsruher, Hertha Berlin, Hannoverscher e Dresdner
1 título - Wolfsburg, Union Berlin, Freiburg, Holstein, Bayern 1900, Fortuna, Rapid Viena, Manheim, Rot-Weiss Essen, Eintracht Frankfurt, 1860 Munique e Eintracht Braunschweig
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário