Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Manchester x Barcelona: semelhanças e diferenças

Definida a final da Liga dos Campeões, posso dizer que este confronto entre Manchester United e Barcelona era para lá de esperado. Atualmente dois dos times que praticam o melhor futebol do mundo, o duelo coloca frente a frente o atual campeão da Champions contra o campeão da edição de 2006. A promessa é de um grande jogo no próximo dia 27 no estádio Olímpico de Roma. Enquanto o dia não chega, listo abaixo algumas semelhanças, diferenças e curiosidades sobre os dois times e suas campanhas na temporada para vocês torcedores do planeta refletirem e depositarem suas fichas em quem acharem que será o novo dono do futebol europeu.
- Esta será a quarta final do Manchester United. Nas três anteriores, os Red Devils levaram o troféu para casa. Em 1968 venceram o Benfica, em 1999 o Bayern de Munique e no ano passado o Chelsea. O Manchester, assim, enfrentará pela primeira vez um time espanhol na decisão. 

- Já o Barcelona disputará sua sexta final. Mas tenta o seu terceiro título. O Barça venceu a Sampdoria em 1992 e o Arsenal em 2006. Perdeu o troféu para o Benfica em 1961, o Steaua Bucaresti em 1986 e o Milan naquela goleada histórica de 4 a 0 em 1994. 

- Do time atual do Barcelona, cinco jogadores estiveram em campo na decisão de 2006: Victor Valdes, Puyol, Rafael Marquez, Iniesta e Eto'o. 

- No Manchester, todos os 14 jogadores que participaram da decisão de 2008 estão no elenco deste ano. Deles, apenas Hargreaves, contundido, não tem qualquer chance de jogar. O time na decisão de 2008 foi: Van der Sar, Wes Brown, Vidic, Rio Ferdinand e Evra (Anderson); Hargreaves, Carrick e Scholes (Giggs); Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney (Nani) e Tevez. 

- Se muitos podem ser bi, apenas dois, podem ser tri jogando pelo Manchester. Estiveram também na final de 1999, Gary Neville e Ryan Giggs. Paul Scholes também fazia parte do elenco, mas não enfrentou o Bayern de Munique.
- Sir Alex Ferguson está no comando dos Red Devils há 22 anos e cinco meses. Ele chegou no Manchester no dia 6 de novembro de 1986. Já Guardiola está na sua primeira temporada como técnico do Barcelona depois de um ano dirigindo o Barcelona B.
- Por causa do tempo de casa, portanto, Guardiola busca seu primeiro título europeu como treinador (ele ganhou como jogador em 1992). Já Ferguson tenta o tri. Ele comandou o Manchester em 1999 e 2008.
- O Manchester tem o melhor jogador do mundo eleito pela Fifa, Cristiano Ronaldo. O Barcelona tem o segundo melhor na eleição da entidade, Messi. Mas para muitos, o posto de rei já passou para o argentino.
- Messi, aliás, é o artilheiro da Liga dos Campeões com oito gols. Os principais artilheiros dos Red Devils, Berbatov, Wayne Rooney e Cristiano Ronaldo, têm quatro gols cada um.
- O Barcelona tem o melhor ataque da Liga dos Campeões: 30 gols marcados. O Manchester balanço a rede apenas 18 vezes.
- Por outro lado, o Manchester tem a melhor defesa em média. Levou apenas seis gols em 12 jogos. O único time que levou menos gols foi o Dínamo de Kiev: quatro. Mas a equipe ucraniana disputou apenas a primeira fase.
- Como prova que futebol é o forte dos dois times, tanto o Barcelona quanto o Manchester estão entre os cinco times que menos cometem faltas na Liga dos Campeões. A média do Barcelona é de 11,5 por partida (138 faltas no total), sendo a segunda melhor. Já a do Manchester, a quarta melhor, é de 13,08 por jogo (fez 157).
- Gentileza gera gentileza? No caso do Manchester sim, já que o time sofreu até aqui uma média de 13,08 faltas por jogo (total de 157). Já para o Barcelona... A equipe catalã foi uma das que mais apanharam na competição. Foram 219 faltas sofridas, média de 18,25. Na média, só perde, vejam só, para o Anorthosis (18,5).
- São dois times que sofrem muitas faltas porque buscam o gol o tempo todo? Talvez. O Manchester é a segunda equipe que mais chutou a gol, em média, no torneio. Foram 7,25 arremates por jogo, num total de 87 chutes. O Barcelona vem logo em seguida com 83 chutes e média de 6,92. No entanto, o Barça foi mais eficiente. Em média, eles ficam atrás do Werder Bremen, mas no cômputo geral lideram a estatística.
- Tanto Manchester quanto Barcelona lideram seus torneios nacionais a frente do seus principais rivais, Liverpool e Real Madrid. Mas os Red Devils tem apenas três pontos de vantagem sobre os Reds. O Barça está sete a frente do time merengue.
- Por falar na comparação com os rivais, se vencer a Liga dos Campeões, o Manchester fica perto do Liverpool, que tem cinco conquistas. Já o Barça ainda tem que remar muito para chegar no recordista espanhol e da própria Europa. O Real já foi nove vezes campeão do principal torneio europeu.
- A diferença também é semelhante nos torneios nacionais. Se vencer a Premier League, o Manchester iguala o recorde de 18 títulos do Liverpool. Já o Barcelona chegaria a 19 conquistas, ficando 12 atrás do Real.
- Os dois times têm os artilheiros de suas respectivas ligas. Cristiano Ronaldo lidera a tabela da Premier League com 17 gols. Na Espanha, que comanda a tabela de artilheiros é o camaronês Eto'o com 27 gols.
- O Barcelona tem o melhor ataque da Espanha (100 gols) e a melhor defesa (28 gols sofridos).
- O Manchester tem o segundo melhor ataque ao lado do Arsenal (63 gols) e a segunda melhor defesa (23 gols sofridos). Os Red Devils perdem, respectivamente, para o Liverpool, que tem 69 gols marcados, e para o Chelsea, que sofreu apenas 21 gols.
Depois disso tudo, tenho uma certeza. O jogo de 27 de maio será uma imperdível batalha de gigantes. Portanto, invente uma gripe, um enterro da sogra, enfim, qualquer desculpa para não perdê-lo. Pois você pode se arrepender.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário