Muitos países já conhecem seus campeões, mas ainda há muito o que disputar na reta final dos principais campeonatos da Europa. Faltando até duas semanas para o término das ligas nacionais, uma batalha interessante ainda vai movimentar as competições. É a disputa pela artilharia. Tem até brasileiro com boas chances de faturar o troféu de goleador da temporada. Veja abaixo como está a briga na Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha.
Espanha:
Faltando duas rodadas para o término do Campeonato Espanhol, quatro jogadores ainda sonham com o título de artilheiro da temporada. Dois deles já tiveram essa honra, o camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona, atual líder da tabela de goleadores com 29 gols e artilheiro na temporada 2005-06, e o uruguaio Diego Forlan, do Atlético de Madrid, que tem um gol a menos do que Eto'o e foi artilheiro da temporada 2004-05 jogando pelo Villareal.
A disputa entre Forlan e Eto'o, aliás, é uma reedição do que aconteceu em 2005, quando o uruguaio roubou a liderança do camaronês na última rodada e foi o goleador com 25 gols contra 24.
Ainda sonham com a artilharia o espanhol David Villa, do Valencia, que tem 25 gols, e o argentino Lionel Messi, do Barcelona. O companheiro de ataque de Eto'o soma 23 gols, mas tudo é possível numa temporada em que o Barça já marcou mais de 100 gols e vem quebrando todos os recordes.
O Barcelona ainda enfrentará o Osasuña em casa e o Deportivo fora. O Atlético de Madrid viaja para enfrentar o Athletic Bilbao e recebe o Almeria enquanto o Valencia enfrenta o Villareal fora e recebe o Athletic Bilbao.
Itália:
Na Itália também faltam duas rodadas para o término da temporada. Lá a disputa envolve quatro jogadores. O líder da tabela de goleadores é o italiano Marco Di Vaio. O atacante soma 23 gols e precisará fazer muito mais para livrar o seu Bologna da segunda divisão. Atualmente, a equipe está na zona de rebaixamento com 33 pontos.
Logo abaixo na disputa vem o sueco Zlatan Ibrahimovic, da campeã Inter de Milão. Ibra tem 22 gols e muita motivação para terminar pela primeira vez como artilheiro da temporada e fazer com que a sua equipe faça o goleador do Calcio pela primeira vez desde 2003, quando Vieri terminou como líder absoluto da tabela. Se for o goleador da temporada, Ibra quebrará um tabu de quatro anos. A última vez que um jogador estrangeiro foi artilheiro do Calcio aconteceu em 2004, quando o ucraniano Shevchenko marcou 24 gols pelo Milan.
Desde então só deu Itália. Quem disse que o italiano só pensa em defesa? Foi assim como Cristiano Lucarelli (Livorno), que fez 24 gols em 2005, Luca Toni, artilheiro em 2006 com 31 gols pela Fiorentina, Francesco Totti, goleador em 2007 com 25 gols pela Roma, e Alessandro Del Piero, que marcou 21 gols no ano passado pela Juventus.
Qem também quer estragar a festa italiana é o argentino Diego Milito, do Genoa, terceiro colocado na tabela com 20 gols. Correndo por fora, o italiano Alberto Gilardino, que não jogou nada no Milan, mas na Fiorentina reencontrou o caminho das redes e tem 19 gols.
Olho nos jogos então. O Bologna vai até Verona pegar o Chievo e recebe o Catania na última rodada. A Inter viaja para enfrentar o Cagliari e recebe a Atalanta. O Genoa viaja até Turim para enfrentar o Torino e recebe o Lecce. Já a Fiorentina enfrenta o Lecce fora de casa e recebe o Milan na rodada derradeira.
Inglaterra:
A Inglaterra terá sua última rodada neste fim de semana. Com o título e as vagas na Liga dos Campeões já decididas, restaram como grande atração a briga para fugir do rebaixamento e a disputa pela artilharia. Na terra da rainha, o confronto está concentrado entre o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, e o francês Anelka, do Chelsea. Os dois têm 18 gols e vão travar um duelo interessante neste fim de semana. No papel, a vantagem é de Ronaldo, que enfrentará o Hull City enquanto Anelka terá pela frente uma equipe um pouco mais complicada, o Sunderland.
Se faturar a artilharia, Ronaldo será bicampeão. No ano passado ele foi o goleador da Premier League com 32 gols. Muito mais do que os 18 marcados até aqui. Aliás, se a temporada na Inglaterra foi espetacular pela qualidade dos jogos, os artilheiros foram bastante econômicos. Há 10 anos não se tinha um artilheiro por lá com tão poucos gols. Em 1999, Dwight Yorke, do Manchester United, Michael Owen, do Liverpool, e Jimmy Floyd Hasselbaink, do Chelsea, marcaram exatamente 18 vezes.
Falando em Liverpool, o meia Steven Gerrard é o azarão desta disputa. Com 16 gols, Gerrard pode até virar artilheiro se estiver inspirado em Anfield Road, onde os Reds receberão o Tottenham. Fortes emoções para o fim de semana.
Alemanha:
Na Bundesliga um caso sui generis. O campeonato pode ter pela primeira vez em sua história dois artilheiros do mesmo time. O brasileiro Grafite, do líder Wolfsburg, lidera a tabela de artilheiros com 26 gols. Com apenas um gol a menos aparece o seu companheiro de ataque, o bósnio Dzeko. Um pouco de solidariedade entre os dois - como, aliás, vem acontecendo na temporada - na partida em que o Wolfsburg recebe o Werder Bremen e a equipe de Félix Magath termina o ano como campeã, com o melhor ataque e simplesmente dois artilheiros.
Caso Grafite confirme a artilharia, pela quarta vez nesta década o Brasil fará o goleador da Bundesliga. Em 2002, Amoroso marcou 18 gols pelo Borussia Dortmund e dividiu a artilharia com Martin Max, do 1860 Munique. No ano seguinte, Elber fez 21 gols pelo Bayern de Munique e terminou empatado com Christiansen, do Bochum, na ponta da tabela de goleadores. O último brasileiro artilheiro do campeonato foi Ailton, que reinou absoluto em 2004 ao marcar 28 gols pelo Werder Bremen.
Ainda sonha em estragar a festa do Wolfsburg o alemão Mário Gomez, do Stuttgart. Autor de 23 gols, ele terá que estar muito inspirado, pois enfrentará o Bayern de Munique no Allianz Arena. Correndo por fora, o também alemão Patrick Helmes, do Bayer Leverkusen. Ele tem 21 gols, mas enfrentará o Energie Cottbus. Quem sabe não não vive uma tarde de sábado feliz.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário