O Manchester United segue fazendo história em uma temporada quase perfeita. Neste sábado, o time dirigido por Sir Alex Ferguson empatou em 0 a 0 com o Arsenal em Old Trafford e garantiu o seu segundo tricampeonato inglês. O título, o terceiro desta temporada, fez ainda os Red Devils se igualarem ao Liverpool em número de conquistas. Agora os dois rivais ingleses têm 18 taças cada um. A próxima temporada, portanto, será a da disputa da hegemonia.
Apenas quatro times já conquistaram três títulos consecutivos na Inglaterra. Além do Manchester, também tri em 1998-99, 1999-2000 e 2000-01, já foram tri o Huddersfield Town (1923-24, 1924-25 e 1925-26), o Arsenal (1932-33, 1933-34 e 1934-35) e o Liverpool (1981-82, 1982-83 e 1983-84).
A festa que a torcida que lotou o Old Trafford fez foi bonita, mas o título veio após uma partida tecnicamente fraca e com poucas emoções. O Manchester parecia estar jogando com o regulamento. Seis pontos a frente do vice-líder Liverpool, que não conquista um título inglês desde 1990, o Manchester só precisava de um empate para garantir o título.
Por isso jogou de forma bem mais cautelosa, confiando na sua forte defesa, uma das melhores da Europa. Com essa postura mais conservadora, os principais jogadores de ataque do Manchester - Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney e Tevez - pouco apareciam na partida.
Com isso, o Arsenal até criava melhores oportunidades e teve chance de abrir o placar com Van Persie, Gibbs e Fabregas, já aos 38 do segundo tempo. Mas os Red Devils souberam administrar o placar, a partida e o campeonato, quando, ao contrário do Liverpool, não perderam pontos importantes para equipes menores. Isso no final fez a diferença a favor do time de Sir Alex Ferguson, que consegue a impressionante marca de 11 títulos nacionais comandando o Manchester United.
Em toda a sua carreira no comando da equipe, Ferguson, um dos técnicos mais vencedores do mundo, tem 33 títulos. São ainda cinco Copas da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa, dois Mundiais Interclubes, oito Community Shield, uma Copa dos Campeões da Uefa e uma Supercopa da Uefa. Nesta temporada, ele e o Manchester já haviam conquistado o Mundial e a Copa da Liga Inglesa. Além da Community Shield, que é referente à temporada anterior.
O treinador escocês agora vai atrás do tricampeonato da Liga dos Campeões com a equipe que dirige desde 1986. O duelo com o Barcelona está marcado para o dia 27 de maio no estádio Olímpico de Roma e vale o tetra para os Red Devils.
Veja como ficou o ranking de títulos na Inglaterra:
18 títulos - Liverpool e Manchester United
13 títulos - Arsenal
9 títulos - Everton
7 títulos - Aston Villa
6 títulos - Sunderland
4 títulos - Newcastle
3 títulos - The Wednesday, Chelsea, Blackburn, Huddersfield Town, Wolverhampton e Leeds
2 títulos - Preston North End, Burnley, Manchester City, Portsmouth, Tottenham e Derby County
1 título - Sheffield United e West Bronwich
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário