O resultado dos jogos deste domingo pela última rodada do Campeonato Italiano pouco importava. Com o título e as vagas para a Liga dos Campeões já decididas, a Itália só parou neste domingo para reverenciar dois ídolos que deixam o futebol.
No estádio Artemio Franchi, em Florença, Paolo Maldini, uma lenda em Milão, eterno capitão do Milan, 902 partidas e 27 títulos na carreira, sendo cinco deles de Liga dos Campeões da Europa, se despediu definitivamente do futebol aos 40 anos de idade. Com uma carreira, fato raro hoje em dia, toda dedicada a apenas duas camisas, a do Milan e a da seleção italiana, Maldini ganhou de presente dos seus companheiros de time uma vitória por 2 a 0 sobre a Fiorentina, gols dos brasileiros Kaká e Alexandre Pato.
Antes do jogo ele foi homenageado com placas comemorativas e faixas da torcida no estádio, o que já havia acontecido na semana passada, em San Siro, quando fez seu último jogo diante da torcida do Milan. Uma delas chamava a atenção. Ela dizia: "Na sua história, a nossa glória. Obrigado, Paolo".
Aos 45 minutos do segundo tempo, o árbitro interrompeu a partida para Maldini deixar o gramado sob aplausos da torcida, dos companheiros de time, da esposa, Adriana, e do pai, Cesare Maldini, ex-técnico da Itália. Em seguida, a partida foi encerrada.
O jogo também marcou a despedida do técnico Carlo Ancelotti do comando da equipe. Nas tribunas, já era possível, inclusive, ver o seu substituto, o brasileiro Leonardo, conversando com o diretor do clube, Adriano Galiani.
Em Milão, no mesmo estádio Giuseppe Meazza onde Maldini fora homenageado, um outro ídolo deixava os gramados. O português Luis Figo foi homenageado com uma placa e aplausos, muitos aplausos.
Figo começou jogando, mas aos 43 minutos do primeiro tempo foi substituído pelo técnico José Mourinho para ser devidamente reverenciado pelos torcedores. Com a esposa, a linda sueca Helen Svedin, presente no estádio, ele conseguiu segurar a emoção mesmo com os abraços dos companheiros e o canto da torcida.
O resultado? Um detalhe, mas ficará na história que, assim como Maldini, Figo se despediu com vitória. A Inter venceu por 4 a 3 numa festa que também foi de Ibrahimovic, que fez dois gols e terminou a temporada como artilheiro do Calcio com 25 gols.
Em Turim, outro grande jogador se despedia, mas, por enquanto, apenas da Juventus. Pavel Nedved, após oito temporadas dedicadas à Velha Senhora, fez sua última partida com a camisa da Juventus, mas pode não se despedir do futebol ainda. Certo é que a viória da Juve sobre a Lazio por 2 a 0, gols de Iaquinta, foi a última do tcheco com a camisa da equipe.
A Juventus garantiu a última vaga para a fase de grupos na Liga dos Campeões. A quarta vaga da Champions ficou com a Fiorentina, que terá que disputar a fase preliminar da competição. Genoa e Roma vão para a Liga Europa. O tradicional Torino, e mais Reggina e Lecce foram rebaixados.
Resultados da rodada:
Roma 3 x 2 Torino
Bologna 3 x 1 Catania
Fiorentina 0 x 2 Milan
Genoa 4 x 1 Lecce
Inter de Milão 4 x 3 Atalanta
Juventus 2 x 0 Lazio
Napoli 3 x 0 Chievo
Palermo 2 x 2 Sampdoria
Reggina 1 x 1 Siena
Udinese 6 x 2 Cagliari
Classificação final do Campeonato Italiano:
1- Inter de Milão - 84 pontos (Liga dos Campeões)
2- Juventus - 74 (Liga dos Campeões)
3- Milan - 74 (Liga dos Campeões)
4- Fiorentina - 68 (fase preliminar da Liga dos Campeões)
5- Genoa - 68 (Liga Europa)
6- Roma - 63
7- Udinese - 58
8- Palermo - 57
9- Cagliari - 53
10-Lazio - 50
11- Atalanta - 47
12- Napoli - 46
13- Sampdoria - 46
14-Siena - 44
15- Catania - 43
16- Chievo - 38
17- Bologna - 37
18-Torino - 34 (rebaixado)
19- Reggina - 31 (rebaixado)
20-Lecce - 30 (rebaixado)
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário