Terminada a Copa, é hora daquele balanço. É inegável que este Mundial da África do Sul foi melhor que o de 2006, embora a final não tenha sido lá grande coisa. Pelo menos a partida não foi para os pênaltis como aquele França x Itália. Apesar da decepcionante decisão, a Copa teve alguns jogos que entrarão para a história do torneio e sempre serão lembrados pelo bom futebol (sim, tivemos bom futebol em alguns momentos), pela emoção, por erros de arbitragem ou por algum momento histórico ou curioso.
Aqui embaixo listamos em ordem cronológica dez destes jogos que acreditamos que se enquadram em alguma destas categorias. E na caixa de comentários, vocês leitores podem ficar à vontade para concordar, discordar e, principalmente, acrescentar alguma partida à nossa lista.
Alemanha 4 x 0 Austrália - 13/06/10 - estádio Moses Mabhida
Foi o cartão de visitas da jovem seleção alemã que acabaria em terceiro lugar no Mundial. Com um futebol veloz e envolvente, a equipe faz o melhor jogo da primeira fase da Copa, massacrando os australianos com uma impiedosa goleada.
Chile 1 x 0 Suíça - 21/06/10 - estádio Nelson Mandela Bay
A grande partida do Chile na Copa do Mundo. A equipe de Marcelo Bielsa fez uma boa Copa, mas acabou caindo nas oitavas de final diante do Brasil. A seleção, contudo, entrou para a história ao ser a primeira a furar a muralha suíça após 558 minutos sem levar um gol. Mark González foi o herói chileno, que, no entanto, não impediu que os suíços quebrassem nessa partida o recorde de 550 minutos que pertencia à Itália.
Estados Unidos 1 x 0 Argélia - 23/06/10 - estádio Loftus Versfeld
O jogo anterior (2 a 2 com a Eslovênia) já tinha provocado uma comoção no país que praticamente desprezava o futebol até o final do século passado. Tudo por causa de um gol mal anulado. Mas o gol de Donovan aos 45 minutos do segundo tempo que garantiu a vitória e o primeiro lugar do grupo C ao time de Bob Bradley provou que o tal de soccer pode ser tão emocionante quanto o futebol americano ou o basquete. E os americanos finalmente parecem ter começado a gostar desse esporte.
Eslováquia 3 x 2 Itália - 24/06/10 - estádio Ellis Park
Eslováquia 3 x 2 Itália - 24/06/10 - estádio Ellis Park
Um dos finais de jogo mais emocionantes desta Copa, com dois gols nos últimos minutos, um deles de Kapunek que ajudou a Eslováquia a mandar a campeã Itália de volta para casa ainda na primeira fase. Uma tremenda humilhação para o futebol italiano.
Alemanha 4 x 1 Inglaterra - 27/06/2010 - estádio Free State
Alemanha 4 x 1 Inglaterra - 27/06/2010 - estádio Free State
A vingança é um prato que se come frio. E 44 anos depois. Depois da decisão de 1966 em que a bola não entrou, mas foi validado o gol inglês, dessa vez foi a Alemanha que se beneficiou de um erro de arbitragem contra a rival. O chute de Lampard que só o árbitro Jorge Larrionda não viu entrar freou qualquer possibilidade de reação inglesa enquanto o time de Joachim Löw passeou nos contra-ataques em mais um jogo impecável.
Uruguai 1 x 1 Gana (4 x 2 nos pênaltis) - 02/07/2010 - estádio Soccer City
O jogo mais emocionante da Copa. Após o empate no tempo normal, o atacante Luís Suárez salva com a mão uma bola de Gana que entraria no último minuto da prorrogação. Na cobrança de pênalti, Asamoah Gyan manda para fora a esperança do futebol africano chegar nas semifinais. Nos pênaltis, a Celeste vence com uma dramática e insana cavadinha de Loco Abreu.
Holanda 2 x 1 Brasil - 02/07/2010 - estádio Nelson Mandela Bay
O primeiro tempo foi o que de melhor o Brasil apresentou na Copa do Mundo e o segundo tempo foi o que de melhor a Holanda apresentou nesta Copa. Foi também a grande atuação de Sneijder no Mundial da África do Sul.
Alemanha 4 x 0 Argentina - 03/07/2010 - estádio Green Point
Um verdadeiro show da Alemanha nesta Copa do Mundo. O time de Joachim Löw dominou a partida, não deixou a Argentina jogar e despachou os hermanos que não viram Messi marcar um único gol no torneio.
Holanda 3 x 2 Uruguai - 06/07/2010 - estádio Green Point
Emoção foi com o Uruguai nesta Copa do Mundo. A Holanda faz um bom jogo e parecia que iria conseguir a classificação com tranquilidade para a final, mas o Uruguai faz um gol e pressiona no fim, mas acaba caindo. A Celeste terminaria a Copa na quarta colocação.
Holanda 0 x 1 Espanha - 11/07/2010 - estádio Soccer City
Tudo bem, não foi um grande jogo, mas o duelo no Soccer City será sempre lembrado por ser uma final inédita, por ser a primeira final sem Brasil, Argentina, Itália ou Alemanha e pelo inédito título espanhol.
Holanda 0 x 1 Espanha - 11/07/2010 - estádio Soccer City
Tudo bem, não foi um grande jogo, mas o duelo no Soccer City será sempre lembrado por ser uma final inédita, por ser a primeira final sem Brasil, Argentina, Itália ou Alemanha e pelo inédito título espanhol.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário