Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reta final de campeonato nos países nórdicos

Enquanto na maior parte da Europa as ligas ainda estão no início, nos países nórdicos a disputa está entrando na reta final e tem time que já deu até volta olímpica. Por conta do frio inclemente que atinge a região, o calendário de quatro dos cinco países nórdicos é diferente do resto do futebol europeu começando em março, abril e maio e terminando entre outubro e novembro.
Em dois países, já conhecemos o campeão desta temporada. Na Suécia, o Helsingborgconquistou o seu sétimo título com três rodadas de antecedência. O time será o representante do país na próxima Liga dos Campeões da Europa.
Faltando três jogos, quatro times ainda disputam as duas vagas para a próxima Liga Europa: AIK (51 pontos), Elfsborg (51), Häcken (46) e GAIS (45). Com 14 pontos e na lanterna, o Halmstads já foi rebaixado para a segundona. Com 25, o Trelleborgs está perto de ir para um playoff contra o vice-campeão da Série B para escapar do rebaixamento. Mas Syrianska (27), Norköpping (30), Mjällby (31) e Djugardens (31) ainda correm risco.
Outro país que já conhece o seu campeão é a Islândia. O KR faturou seu 25º troféu, o primeiro depois de sete anos, e também será o único representante do país na próxima Liga dos Campeões. Faltando uma rodada para o fim da competição, o FH já está na Liga Europa, mas pode perder o vice-campeonato para o IBV. O FH tem 41 pontos, contra 40 do IBV.
O IBV também vai para a competição se ao menos empatar na última rodada contra o Gríndavik, penúltimo colocado com 20 pontos e que ainda luta contra o rebaixamento. Com 15 pontos, o Vikingur Reikjavik já foi rebaixado.
Na Noruega, faltam seis rodadas para o término do campeonato. O Molde lidera com 49 pontos, mas Tromso (42 pontos), Rosenborg (39) e Brann (39) ainda têm chances. Tromso e Rosenborg têm um jogo a menos.
A Tippaenliga termina em novembro. O campeão vai para a fase preliminar da Liga dos Campeões enquanto o vice e o terceiro colocado vão para a Liga Europa.
Lá embaixo, o Sarpsborg 08 está praticamente rebaixado. O time tem apenas 17 pontos. Outro que está no caminho dos playoffs contra a degola é o IK Start, com 20 pontos. Sogndall Football (27 pontos), Fredrikstad (27) e Aalesunds (28) ainda correm risco de cair.
Na Finlândia, faltam sete jogos para o fim da competição e o HJK está com a mão na taça. O atual campeão da Copa da Finlândia e time do veteraníssimo Jari Litmanen, de 40 anos, lidera com folga a competição. São 64 pontos, 15 a frente do Inter Turku, o segundo colocado.
Litmanen, aliás, foi o autor de um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Kups que deu ao time o título da Copa da Finlândia.
Assim como nos outros países, o campeão finlandês vai para a Liga dos Campeões enquanto o segundo e o terceiro colocado disputam a Liga Europa. Hoje, os representantes da Finlândia seriam Inter Turku e JJK, o terceiro colocado com 46 pontos. Mas TPS (43 pontos) e FC Honka (40) também estão no páreo. Na lanterna com 17 pontos, o RoPS estão perto do rebaixamento, mas o VPS, com 24, também corre risco.
Dos países nórdicos, a Dinamarca é o único que segue o calendário das principais competições europeias. A competição por lá começou em julho e só vai acabar em maio de 2012. O campeonato está na décima rodada e é liderado pelo Copenhagen, com 28 pontos. O time está invicto. São nove vitórias e um empate. Dez pontos atrás, estão o AGF e o FC Midtjylland.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário