Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fim de semana de clássicos no futebol europeu

A nova temporada do futebol europeu começa a esquentar. Depois do início da fase de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa entre terça e quinta-feira, os clubes voltam aos seus países neste fim de semana para as rodadas dos respectivos campeonatos nacionais que será marcada por alguns clássicos importantes na Itália, Inglaterra, Alemanha, Holanda e França.
O mais importante e que já tem uma certa carga de dramaticidade e pressão acontece na Itália, onde a Internazionale recebe a Roma no estádio Giuseppe Meazza, em Milão. Por incrível que pareça, dependendo do resultado da partida, o jogo pode até definir a queda de um treinador. Parece Brasil, mas na Itália também acontecem essas coisas.
Depois do início de temporada com derrota para o Palermo fora de casa e do 1 a 0 sofrido para o Trabzonspor em casa no meio de semana, o técnico Gian Piero Gasperini, que substituiu Leonardo no comando da Inter, está pressionado. Apesar do discurso do presidente Massimo Moratti de que o treinador ainda está prestigiado, Gasperini pode até cair em caso de uma derrota acachapante.
Em situação pior está o espanhol Luis Enrique. Ex-técnico do Barça B, o ex-jogador deixou o clube catalão para tentar um voo solo numa equipe profissional de ponta, mas até aqui só tem se dado mal. Se desentendeu com o ídolo Totti, quando o colocou no banco, viu a Roma ser eliminada na fase preliminar da Liga Europa quando foi eliminada pelo Slovan Bratislava, e ainda a derrota para o Cagliari, em casa, na estreia do Calcio.
- É importante quando você começa um projeto escolher uma pessoa para levá-lo adiante que tenha a confiança do clube. Na semana passada, agradeci aos dirigentes por isso. Temos uma relação franca e quando o clube não acreditar mais em mim, vamos resolver esse problema imediatamente. Estou muito feliz com essa experiência, a cidade é maravilhosa e espero ficar pelo menos os dois anos de contrato. Mas no futebol não há paciência e são os resultados que mandam. Se eles não chegam, a confiança acaba - disse Luis Enrique.
Outros jogos da rodada no Calcio: Sábado - Cagliari x Novara. Domingo - Atalanta x Palermo, Bologna x Lecce, Catania x Cesena, Lazio x Genoa, Parma x Chievo, Siena x Juventus, Udinese x Fiorentina e Napoli x Milan.
Na Alemanha, o jogo mais importante acontece no domingo, quando o Schalke 04 recebe o Bayern de Munique em Gelsenkirchen. A partida entre o sexto colocado com nove pontos e o líder com 12 marca o reencontro do goleiro Neuer com o seu ex-clube.
Neuer sempre declarou seu amor ao Schalke, mas se transferiu para o clube bávaro no fim da temporada. Os torcedores do Bayern não perdoaram e disseram que ele nunca pertenceria ao clube por mais difíceis que fossem as suas defesas e por mais importante que ele fosse para o time. O clima ficou esquisito, mas a paz, por enquanto, está selada, pois Neuer é um dos integrantes da melhor defesa da Bundesliga, que levou apenas um gol em cinco jogos.
Para continuar vencendo, o Bayern também conta com a impressionante fase de Mário Gomez, artilheiro da Bundesliga com oito gols. O duelo com Huntelaar, vice-artilheiro com quatro gols, promete.
Outros jogos da rodada na Alemanha: Hoje - Freiburg x Stuttgart, Sábado - Bayer Leverkusen x Colônia, Hamburgo x Borussia Monchengladbach, Hertha Berlin x Augsburg, Hoffenheim x Wolfsburg, Nuremberg x Werder Bremen e Kaiserslautern x Mainz, Domingo - Hannover x Borussia Dortmund.
Na Inglaterra, o domingo reserva dois jogos clássicos. Um em Londres e outro em Manchester. Na capital inglesa, o Tottenham recebe o Liverpool, que tenta se recuperar da derrota para o Stoke City na semana passada. Mas o grande atrativo da rodada é o duelo entre Manchester United e Chelsea. Será o primeiro clássico do técnico Bruno Villas-Boas no comando dos Blues e um bom teste para ele e a torcida do time de Londres saberem se a equipe terá fôlego para fazer frente ao time de Alex Ferguson e ao Manchester City, os dois líderes do Campeonato Inglês com 12 pontos. O Chelsea vem na sequência com dez. O bom momento dos times de Manchester, aliás, não iludem Ferguson:
- No momento, é claro que os times de Manchester estão aproveitando as previsões de que estaríamos envolvidos na disputa do título da liga. Mas ali atrás está o Chelsea e eles não precisam da publicidade porque tudo está indo para Manchester. E eles vão aproveitar esse momento. E eles estarão lá no fim da temporada. Não tenho dúvida disso - garantiu Ferguson, que elogiou o jovem técnico português de 33 anos.
- O novo técnico começou muito bem para um jovem que chegou no Chelsea. É um grande e duro desafio. Há similaridades de quando eu vim do Aberdeen. Eu tinha conquistado alguma coisa (a liga escocesa), e isso me ajudou do mesmo jeito que ajudou ao Villas-Boas, que ganhou o double (o Campeonato Português e a Copa de Portugal pelo Porto) no ano passado.
Outros jogos da Liga inglesa: Sábado - Blackburn x Arsenal, Aston Villa x Newcaslte, Bolton x Norwich, Everton x Wigan, Swansea City x West Bromwich e Wolverhampton x Queens Park Rangers. Domingo - Fulham x Manchester City e Sunderland x Stoke City.
Na Holanda, domingo é dia do maior clássico do país em Eindhoven, onde o PSV recebe no Phillips Stadium o Ajax. O time de Amsterdã lidera o campeonato com 13 pontos em cinco jogos e ainda está invicto no campeonato. Já o PSV está em quinto com dez pontos.
Outros jogos da Eredivisie League: Hoje - NEC x NAC Brada, sábado - Groningen x Excelsior, Vitesse x Roda, Venlo x Heerenveen e Feyenoord x De Graafschap. Domingo - Twente x Den Haag, RKC Waalwijk x AZ Alkmaar e Utrecht x Heracles.
Na França, Lyon e Olympique de Marseille fazem o principal jogo da sexta rodada da Ligue 1. A equipe de Marselha tenta a primeira vitória na competição. Em cinco jogos, o time tem apenas três pontos, fruto de três empates e duas derrotas. Já o Lyon está invicto e na vice-liderança com 11 pontos, dois a menos do que o Montpellier.
Outros jogos da Ligue 1: Sábado - Auxerre x Cane, Brest x Montpellier, Lorient x Saint-Ettienne, Nice x Ajaccio, Toulouse x Bordeaux, Valenciennes x Dijon e Lille x Sochaux. Domingo - Evian x PSG e Rennes x Nancy.
Na Espanha não será um fim de semana de grandes jogos, mas neste sábado o Barcelona entra em campo tentando se recuperar de uma rara semana sem vitórias. Depois dos empates contra Real Sociedad (2 a 2) e Milan (2 a 2), o time recebe o Osasuna no Camp Nou. Já o líder Real Madrid joga no domingo fora de casa contra o Levante.
Outros jogos da Liga: Sábado - Granada x Villarreal, Mallorca x Málaga, Sporting Gijon x Valencia e Sevilla x Real Sociedad. Domingo - Getafe x Rayo Vallecano, Zaragoza x Espanyol, Atlético Madrid x Racing e Athletic Bilbao x Bétis.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário