Cansamos de escrever sobre times de loser. Nesta semana vamos falar de um clube que conquista troféus e leva a sua torcida ao delírio. De quem estamos falando? Ora, e quem mais poderia ser se não o Newtown United F.C. (o F.C. é importante para o distinguir de um homônimo do País de Gales), atual campeão, aliás, bicampeão, de São Cristóvão e Nevis.
O Newtown, aliás, é o maior vencedor da história destas ilhas situadas no Caribe. Conquistou 14 títulos. Todos de 1980 até hoje.
Fundado em 1962, o clube, que tem como cor predominante o vermelho, é da capital do país, Basseterre, cidade com 15.500 habitantes. O estádio da equipe, o Newtown Football Stadium, é acanhado. Tem capacidade para três mil pagantes.
Newtown United não é o nome de batismo do clube. Quando ele foi fundado, se chamava Zip Tide Football Team. Foi com esta alcunha, digamos, pitoresca, que o time conquistou a terceira divisão do país. (Clique aqui e conheça o site do clube)
Justamente quando foi promovido para a segunda divisão, o clube resolveu mudar de nome. O motivo? Encorajar os moradores da região a torcerem mais pela equipe da cidade. Já pensou se a moda pega?
De nome novo, a equipe foi promovida para a primeira divisão em 1975 após uma vitória “histórica” sobre o rival Village Superstars (que nome modesto) por 2 a 1.
Rei da cocada preta em São Cristóvão e Nevis, o Newtown não apita nada fora dos seus domínios. A equipe disputou uma única vez na sua história o torneio da Concacaf, a Libertadores da América do Norte. Foi em 1994. Mas não foi muito feliz. Caiu na terceira rodada após uma goleada de 4 a 0 para o US Robert, da Martinica.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário