Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O lado B da Champions League

A data já está marcada: 27 de maio de 2009. O local? o tradicional estádio Olímpico de Roma, na Itália. Mas antes da badalação, da conhecida musiquinha com versos em quatro línguas diferentes, da festa, do glamour, dos estádios lotados e toda a liturgia do espetáculo, alguns clubes têm que conhecer o lado B da Uefa Champions League. E a fase de roer o osso começa nesta terça-feira, com 14 jogos válidos pela primeira rodada eliminatória do torneio. 
 
Em campo, equipes “tradicionais” como o Dínamo Zagreb, da Croácia, e o IFK Goteburgo, da Suécia, e outras absolutamente desconhecidas como o Buducnóst Podgorica, de Montenegro. Todos em busca de um sonho. Atingir a fase de grupos do torneio entre clubes mais importante do mundo e faturar uma grana alta para reforçar seus caixas. Além do título, evidentemente. Portanto, tremei Real Madrid, Manchester United e cia, pois o Valur Reykjavik, da Islândia, e o Santa Coloma, de Andorra, estão chegando para ganhar. Vai duvidar?

Para situar o torcedor. A Liga dos Campeões da Europa tem três eliminatórias antes do início da fase de grupos marcada para começar no dia 16 de setembro. Neste primeiro momento, vários times bizarros e inexpressivos que a gente adora ver disputam um mata-mata com outros times igualmente bizarros e inexpressivos. É coisa como o Sheriff, da Moldávia, o Levadia, da Estônia, e o Murata, de San Marino, que tentou contratar o Romário e o Schumacher (lembra?). Infelizmente para seus torcedores, as negociações não deram certo e garantido mesmo só o velho zagueiro Aldair. Aquele mesmo. O campeão do mundo pela seleção em 1994, hoje com 42 anos.
O problema é que o desafio do Murata não será nada fácil. Vai encarar o Goteburgo. Mas tenho certeza que os 29.615 moradores de San Marino acreditam no Murata. Go Murata!!!
De volta ao regulamento. Os classificados deste mata-mata disputam uma segunda fase eliminatória nos dias 29 de julho e 6 de agosto. Neste momento, ainda confrontos entre “potências” desconhecidas pelo grande público.
Até que se chega a terceira eliminatória. Aí é que a cobra começa a fumar. Pois nesta fase, que será disputada nos dias 12 e 27 de agosto, os sobreviventes dos mata-matas anteriores vão cruzar com times como Barcelona, Liverpool, Fiorentina, Arsenal, Atlético de Madrid, Juventus e Schalke 04, só para ficar nos torneios mais tradicionais da Europa.
Quem passar por esse último desafio, se credencia definitivamente para viver quase três meses na glória da fase de grupos. Vamos combinar que já é uma vitória para um Ventspils, da Letônia, ou o Domzale, da Eslovênia. Abaixo os jogos desta terça e quarta-feira.
Terça-feira:
Inter Baki (AZE) x Rabotnicki (MAC) 
Llanelli (País de Gales) x Ventspils (LET)
Santa Coloma (AND) x Kaumas (LIT)
Tampere United (FIN) x Buducnóst Podgorica (MON)
Bate Borisov (BIE) x Valur Reykjavik (ISL)
Anorthosis (Chipre) x Pyunik (ARM)
Dudelange (LUX) x Domzale (Eslovênia)
Dínamo Tirana (ALB) x Modrica (Bósnia)
Valletta (Malta) x Artmedia (Eslováquia)
Murata (San Marino) x IFK Goteburgo (SUE)

Quarta-feira:
Dínamo Tbilisi (GEO) x NSÍ Runavík (Ilhas Faroe)
Aktobe (CAZ) x Sheriff (Moldavia)
Drogheda (IRL) x Levadia (EST)
Linfield (Irlanda do Norte) x Dínamo Zagreb (CRO)

(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário