Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Liverpool é colocado à venda por donos americanos

O desejo da torcida do Liverpool de ter o clube vendido pelos americanos que o comandam será finalmente atendido. Nesta sexta-feira, Tom Hicks e Georges Gillett anunciaram em um comunicado no site oficial dos Reds que estão procurando um comprador para o time da terra dos Beatles. O presidente da British Airways, Martin Broughton, foi designado presidente do Liverpool para comandar o processo de venda, que contará com a assessoria do banco Barclays.
Em comunicado conjunto, Hicks e Gillett disseram que no período em que foram donos do clube tiveram uma experiência "gratificante e excitante".
"Comandar o Liverpool por estes três anos foi uma gratificante e excitante experiência para nós e para nossas famílias. Levamos esse clube a um estágio de crescimento e agora decidimos juntos vendê-lo a outros proprietários que estejam comprometidos a um nível mais alto de de desenvolvimento", diz um trecho do comunicado.
A experiência pode ter sido ótima para os americanos, mas não para a torcida do Liverpool, que nos últimos meses vinha pressionando Hicks e Gillett para que colocassem o clube à venda. Muitos levam para os jogos dos Reds faixas e cartazes de protesto e alguns torcedores chegaram a criar um grupo chamado "Spirits of Shankly". O nome é uma alusão a Bill Shankly, ex-técnico do time entre 59 e 74. Ele foi responsável pelo reerguimento do time da segunda divisão e ajudou o clube a conquistar três campeonatos ingleses, duas copas da Inglaterra e o seu primeiro título europeu, a Copa da Uefa de 1973.
Nos três anos em que Hicks e Gillet comandaram o clube, o Liverpool ganhou apenas uma Copa da Inglaterra e ainda acumulou dívidas de mais de 200 milhões de libras. A crise só aumentou nesta temporada, quando o Liverpool foi eliminado na fase de grupos da Liga dos Campeões e tem poucas chances de terminar entre os quatro primeiros colocados da Premier League, que lhe daria uma vaga no principal torneio do continente. O Liverpool está em sexto lugar e deve mesmo terminar classificado para a Liga Europa.
Martin Broughton disse que se sentiu honrado por assumir o Liverpool.
- O Liverpool é um grande clube com uma história fantástica. Vou conduzir esse processo de venda no jeito certo para o benefício do clube e dos fãs. O Liverpool é um dos maiores clubes do mundo e eu vou tentar encontrar novos donos que possam fazer com que o clube tenha um crescimento financeiro ao mesmo tempo que obtenha sucesso esportivo.
Broughton também garantiu que apesar dos problemas financeiros não haverá qualquer pressão para que o clube venda seus astros, o meia Steven Gerrard e o atacante Fernando Torres, se o Liverpool não se classificar para a Liga dos Campeões.
- Não vejo qualquer razão para vendê-los. Sei que todos estão preocupados, fãs, jogadores, mas eu vejo um futuro brilhante pela frente - afirmou. - Haverá dinheiro para transferências, mas não sei quanto.
Broughton também deixou claro que deseja a permanência do técnico Rafa Benitez na próxima temporada.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário