Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A banda que exalta um time que joga por música

Os integrantes dos Buhos: fanáticos pelo Barcelona - Reprodução do MySpace do grupo | Arquivo

Nesta quarta-feira, o Barcelona entra em campo para um duelo contra a Inter de Milão que decidirá o adversário do Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões da Europa. Entre os aficcionados que lotarão os mais de 98 mil lugares no Camp Nou ou estarão espalhados por todo o mundo em frente as TVs estarão Guillem Solé (vocal), Jaume Nin (guitarra), Toni Mena (guitarra), Albert Garcia (baixo), Isidre Ruiz (bateria) e Balta Hurtado (saxofone e teclados). Eles são os integrantes do Los Buhos (As Corujas, em catalão), banda de rock da Catalunha que além de dividir a paixão pelo time de Messi costuma compor canções para exaltar o futebol e o time do Barça.

Os Buhos começaram a escrever músicas sobre o Barça na temporada 2007-08 e desde então foram 79 canções para celebrar o time que para muitos joga por música. Todos têm direito a homenagem. Até o contestado zagueiro ucraniano Chigrynskiy, que ganhou o "Chigrynskiy si!" da banda quando chegou no clube catalão, embora ainda não tenha correspondido dentro de campo.

Mas a mais conhecida de todas é "Messi", feita em homenagem ao craque argentino. Guillem Solé conta que começou a escrever a letra do rock do Messi depois que ele se lesionou e não pôde jogar a decisão da Liga dos Campeões de 2006, conquistada pelo Barcelona numa final contra o Arsenal. 

- (Naquela época) alguns de nós ainda não sabiam que estávamos diante de um fenômeno. É muito fácil se inspirar em um artista como Messi. As pessoas o amam e o temos visto crescer como jogador e pessoa. Agora ele está incrível - conta, em entrevista por email, Solé, que disse que Messi ouviu e gostou da canção.

O Buhos em um dos shows da banda - Reprodução do MySpace da banda | Arquivo
A letra fala sobre a habilidade e velocidade do craque argentino e diz que com ele em campo o Barcelona seguramente ganha as partidas. Ela foi incluída no terceiro disco do grupo, "Radiobuhos", lançado no ano passado e se tornou uma das mais conhecidas do grupo. O atacante também ganhou outra canção do grupo, "Messi està jugant". Os outros discos da banda são "Canciones para no dormir" (2005) e "Rebelión en la plaza" (2007).



Antes de Messi, outro craque homenageado foi Ronaldinho Gaúcho. Feita para o jogador que ajudou o Barcelona a conquistar o título europeu em Paris, "Ronaldiña" é considerada por Solé uma forma de mostrar todo o carinho e uma justa homenagem ao "craque que nos levou a segunda Liga dos Campeões da Europa". 

Nos shows, o vocalista conta que as músicas mais pedidas são o rock do Messi e "El Chorreo", uma versão de "Because the night" de Bruce Springsteen e Patti Smith, que basicamente conta a história da última temporada, quando o Barcelona ganhou seis títulos. Na letra, a lembrança do chocolate do Barça sobre o Real Madrid por 6 a 2 no Santiago Bernabéu, o empate épico contra o Chelsea pelas semifinais da Liga dos Campeões e a decisão do torneio em Roma contra o Manchester United. Uma temporada de grandes emoções para a banda não apenas dentro do campo.

- As noites que não vamos esquecer são as das celebrações dos títulos na Plaza Catalunya, em Barcelona. Foi um sonho ganhar e celebrando com rock 'n roll e todos na rua. Eram 80 mil pessoas comemorando. Um momento único. Tocamos para comemorar o campeonato da Liga e da Copa (do Rey) e em menos de 15 dias estávamos outra vez no mesmo lugar com muito mais gente e enlouquecidamente celebrando o título da Champions. Foi brutal.

Se o Barcelona conseguir logo mais virar a partida contra a Inter de Milão (o time catalão precisa vencer por dois gols de diferença), Solé promete que terá música para comemorar o feito.

- Seguiremos cantando a cada semana uma canção sobre a nossa equipe - garante.

Quer conhecer mais sobre o Buhos? Clique aqui e entre no site da banda, onde você pode ouvir e baixar as músicas e aqui para entrar no MySpace do grupo. Abaixo ouça "Messi", "El Chorreo" e "Because the night", que inspirou os músicos (Além disso, eu não ia perder a oportunidade de reunir feras como Bruce Springsteen, Patti Smith e, de quebra U2, num post do blog).




(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário