Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

Manchester e Bayern se reencontram 11 anos depois

Há 11 anos, Manchester United e Bayern de Munique fizeram uma das mais épicas decisões da Liga dos Campeões da Europa. Na ocasião, o time dirigido por Alex Ferguson venceu o Bayern de Munique por 2 a 1 com dois gols nos acréscimos da partida disputada no Camp Nou, em Barcelona, conquistando o seu segundo título europeu. Nesta terça-feira, os rivais voltam a se enfrentar no Alianz Arena na primeira partida das quartas de final do principal torneio do continente. O jogo de volta em Old Trafford está marcado para o dia 7 de abril. O outro jogo do dia é o clássico francês entre Lyon e Bordeaux no estádio Gerland.
Embora os dois times estejam quase que completamente diferentes em relação à decisão de 99, é impossível não lembrar daquela final histórica.
- Desde a final de 99, jogar contra o Manchester United tem sido sempre um grande desafio. Esse duelo tem história e eu estarei de olho - disse o diretor do Bayern, o ex-jogador Karl-Heinz Rummenigge.
- A história dos jogos contra o Bayern mostra que é sempre um confronto muito difícil para a gente - garante Ferguson.
Além do técnico dos Red Devils, apenas dois jogadores que estiveram naquela final podem jogar nesta terça: Gary Neville e Ryan Giggs. Depois daquele título, os dois seguiram no Manchester United onde conquistaram títulos seguidamente e faturaram outro título europeu há dois anos. No Bayern, cujo destaque era o veterano Lothar Matthäus, não há mais ninguém no elenco que tenha disputado aquela decisão.
Disputada no dia 26 de maio de 1999 diante de 90 mil espectadores, o Manchester conquistou o título numa virada impressionante. Mario Basler abriu o placar aos 6 minutos do primeiro tempo. O empate só veio aos 46 do segundo tempo, numa cobrança de escanteio de Beckham, cuja bola sobrou para Sheringham empatar. Aos 48, em novo escanteio de Beckham, Solskjaer fez o gol da conquista.
O Manchester entrou em campo com Peter Scheimechel, Gary Neville, Ronny Johnsen, Jaap Stam e Dennis Irwin; David Beckham, Nicky Butt, Ryan Giggs e Jesper Blomqvist (Teddy Sheringham); Dwight Yorke e Andy Cole (Solskjaer).
Já o Bayern então dirigido por Ottmar Hitzfeld jogou com Oliver Kahn, Lothar Matthäus (Thorsten Fink), Markus Babbel, Thomas Linke e Samuel Kuffour; Michael Tarnat Stefan Effenberg, Jens Jeremies e Mario Basler (Hasan Salihamdzic); Carsten Jancker e Alexander Zickler (Mehmet Scholl).
Abaixo, os gols e os momentos finais daquela decisão inesquecível.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário