![]() |
O treinador Tony D'Amato (Al Pacino) no momento do discurso que ajudou a salvar o Atlético de Madrid |
Vocês lembram do trágico início de temporada do Atlético de Madrid? O time chegou a figurar na zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol, fez pífia campanha na Liga dos Campeões da Europa, só se classificando para a Liga Europa nos critérios de desempate. E ainda demitiu o técnico Abel Resino. Entre agosto e dezembro foram 25 jogos com apenas sete vitórias e 10 derrotas.
Mas quando o novo ano começou tudo mudou. Já sob o comando de Quique Sánchez Flores, a equipe reagiu e em 17 jogos conseguiu dez vitórias e perdeu apenas cinco vezes. O resultado da reação foi a classificação para a próxima fase da Liga Europa e o reerguimento na tabela do Espanhol. Atualmente, o clube está na 11ª posição com 30 pontos.
Mas como Sánchez Flores conseguiu fazer o time sair do buraco? Segundo o diário espanhol "Marca" tudo aconteceu graças ao ator Al Pacino. Expliquemos. Para tentar motivar a sua equipe, o técnico usou um trecho do filme "Um domingo qualquer" (1999), de Oliver Stone.
No filme, Al Pacino interpreta o técnico de futebol americano Tony D'Amato, considerado acabado para o esporte. Mas numa daquelas viradas tipicamente hollywoodianas ele acaba levando a sua equipe, o aparentemente fraco Miami Sharks, até a final do campeonato, onde acaba perdendo o título. Antes da decisão, Pacino faz um discurso para a equipe em que fala sobre os valores e a importância de um time unido e exalta que é necessário conquistar com garra cada jarda no campo, pois essa é a diferença entre ganhar e perder, viver e morrer. É um filmaço.
Pelo visto o discurso não funcionou só na ficção. Resta saber até onde o Atlético de Madrid vai. Um título pelo menos o clube também terá a chance de disputar. O Atlético está na final da Copa do Rey, que será disputada no dia 26 de maio contra o Sevilla.
Veja abaixo o vídeo com o emocionante discurso de Tony D'Amato:
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário