Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Inglaterra pode dominar principais torneios europeus

O resultado do sorteio desta sexta-feira dos confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa pode causar uma situação inédita no futebol europeu. Pela primeira vez em sua história os dois principais torneios do continente podem ter os times de um mesmo país na final na mesma temporada.
Isso acontecerá com a Inglaterra se Arsenal e Manchester United chegarem na decisão da Liga dos Campeões e Liverpool e Fulham fizerem a final da Liga Europa.
Mas não será fácil para os clubes ingleses avançarem no torneio. Todos têm confrontos difíceis. Na Liga dos Campeões, o Arsenal terá pela frente o atual campeão Barcelona enquanto o Manchester United encara o Bayern de Munique num interessante duelo entre Wayne Rooney e Arjen Robben e que também marca uma reedição da final épica de 1999 vencida pelos ingleses.
Na Liga Europa, o Liverpool vai ter que encarar o Benfica enquanto o Fulham, a surpresa da competição que eliminou o então campeão Shaktar Donetski e a Juventus, pega o Wolfsburg de Grafite e Dzeko.
Caso haja uma final inglesa na Liga Europa, ela seria a segunda da história da competição. A primeira foi justamente na primeira edição do torneio, em 1972, quando ele se chamava Copa da Uefa. Na ocasião, o Tottenham levou a melhor sobre o Wolverhampton. Na Liga dos Campeões também seria a segunda final inglesa dois anos depois de o Manchester United derrotar o Chelsea nos pênaltis na Rússia.
Os Red Devils, aliás, buscam um recorde no futebol do país. Nunca uma equipe da Inglaterra esteve presente em três finais seguidas. Caso isso aconteça, o time de Sir Alex Ferguson se iguala a Benfica (campeão em 61 e 62 e vice em 63), Ajax (tricampeão entre 71 e 73), Bayern de Munique (tri em 74, 75 e 76) e Milan (vice em 93, campeão em 94 e vice em 95), ficando atrás apenas do Real Madrid, pentacampeão entre 56 e 60.
No caso da Liga dos Campeões, a Inglaterra também pode igualar o seu recorde de estar presente em seis finais consecutivas. Os ingleses estão presentes na final do principal torneio do continente desde 2005, quando o Liverpool foi campeão. Na sequência vieram Arsenal (vice), Liverpool (vice), o duelo caseiro entre Manchester United e Chelsea, e o Manchester United, vice na temporada passada.
O recorde inglês aconteceu entre 77 e 82 quando o Liverpool foi tricampeão (77, 78 e 81), o Nottingham Forest foi bicampeão (79 e 80) e o Aston Villa ganhou em 82.
Acima da Inglaterra só Espanha e Itália, que na história da competição já conseguiram fazer sete finais seguidas. No caso dos espanhóis, eles estiveram presentes entre 56 e 60 com o Real Madrid e nos vices do Barcelona 61 e do Real em 62.
Já os italianos estiveram seguidamente na final entre 92 e 98 com Sampdoria (vice), Milan (vice em 93 e 95 e campeão em 94) e a Juventus (campeã em 96 e vice em 97 e 98).
Confira os jogos das quartas de final da Liga dos Campeões e Liga Europa:
Liga dos Campeões:
Arsenal x Barcelona
Inter de Milão x CSKA
Lyon x Bordeaux
Bayern de Munique x Manchester United
Liga Europa:
Benfica x Liverpool
Fulham x Wolfsburg
Valencia x Atlético de Madrid
Hamburgo x Standard de Liege
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário