Goleiro é a posição mais ingrata do futebol, mas neste domingo os deuses do esporte resolveram pegar no pé deles nas rodadas européias. Vejam só. Em Bérgamo, durante os jogos da tarde pela 19ª rodada do Campeonato Italiano, estava tudo pronto para a Inter disparar na liderança do Calcio. Bastava vencer a Atalanta, time que ocupa apenas uma posição intermediária na tabela. Só que a defesa interista resolveu aprontar e o goleiro Julio César vacilou no terceiro gol da Atalanta, marcado por Doni (ele fez o segundo também). Resultado: Atalanta 3 a 1 na Inter (Floccari marcou o outro gol da equipe de Bérgamo e Ibrahimovic descontou já no fim).
Imagine a situação. Festa na concentração da Juventus com a possibilidade de ficar a um ponto da Inter ao fim da rodada. Com 43 pontos, a equipe de José Mourinho agora tinha que torcer contra a Velha Senhora para se manter numa distância razoável na liderança do Calcio. Só que no gol da equipe de Cláudio Ranieri não estava Buffon, um dos melhores do mundo, que não pode jogar por estar doente, mas o reserva Manninger, que saiu mal do gol aos 25 minutos do primeiro tempo e deixou a bola de Ledesma balançar as redes.
A Juventus ainda reagiu e empatou com Mellberg. Mas o empate por 1 a 1 com a Lazio a deixou três pontos atrás (40 pontos) da Inter. De qualquer forma, o campeonato está em aberto, com o Milan, terceiro colocado com 37 pontos e que no sábado venceu a Fiorentina por 1 a 0 - ainda com chances de conquistar o título. A menos que Kaká resolva se deixar seduzir pelo canto da sereia, ou melhor, pelo poder de compra dos petrodólares.
Outros jogos na Itália: Chievo 2 x 1 Napoli, Cagliari 2 x 0 Udinese, Catania 1 x 2 Bologna, Lecce 0 x 2 Genoa, Sampdoria 0 x 2 Palermo, Torno 0 x 1 Roma.
Na Holanda, a coisa também não estava nada boa para os goleiros. Mais cedo, o PSV enfrentou o Roda em Kerkrade e precisava vencer para tentar se aproximar dos primeiros colocados e sonhar com a vaga na Champions League do ano que vem. Mas o goleiro Cássio (aquele mesmo que o Vasco queria repatriar) falhou no gol de Janssen e a equipe de Eindhoven teve que se contentar com o empate. Assim mesmo porque o pênalti convertido por Simons foi bastante duvidoso.
Treze pontos atrás do líder AZ Alkmaar, que bateu o Volendam por 2 a 0, o PSV, quinto colocado, vê, na metade da Liga Holandesa, o sonho do pentacampeonato praticamente evaporar. A disputa do título deve ficar mesmo entre o AZ e o seu rival, o Ajax, que mesmo depois de ter perdido o artilheiro Huntelaar para o Real Madrid, segue na briga. Após bater o NEC por 4 a 2, o time de Amsterdam se manteve na segunda posição com 41 pontos. A briga promete ser boa até o final.
Na Espanha, quem sofreu foi o goleiro Renan. Cumprindo uma atuação bastante irregular no jogo em que o Valencia enfrentava o Athletic Bilbao no estádio San Mamés, Renan até não teve culpa nos gols que sofreu, mas não era o seu dia. No primeiro, a defesa não marcou direito e Gabilondo testou para as redes. No segundo, a bola desviou na defesa, e ele nada pode fazer. Para piorar, ele ainda sentiu uma lesão na perna direita e teve que sair ainda no primeiro tempo.
Não era o dia dele nem do Valencia, que perdeu por 3 a 2 e viu o Villareal, que venceu o Mallorca por 2 a 0, encostar na briga por uma das vagas na próxima Liga dos Campeões. O Valencia tem 34 pontos e o "Submarino Amarelo", 33.
E é só a briga pelas vagas nas competições européias e contra o rebaixamento o que interessa mesmo na Espanha. Na 19ª rodada, exatamente a metade da Liga, o país já tem um campeão. Não está ainda matematicamente sacramentado, mas alguém aí se lembra de algum clube que tenha tirado 12 pontos de vantagem como a que o Barcelona tem hoje? Poucas vezes isso aconteceu. Principalmente se você analisar o que o Barça vem jogando e o que os principais adversários vêm jogando.
Hoje, dois times estão "na cola" do time de Messi, Eto'o e Thierry Henry. O Real Madrid, que venceu o Osasuña or 3 a 1, e o Sevilla, que no sábado bateu o Numancia por 1 a 0. Os dois têm 38 pontos contra 50 do Barça. Só quem acredita em milagre acredita numa virada. Eu não estou entre eles.
Outros jogos do dia: Getafe 0 x 1 Racing, Málaga 4 x 0 Espanyol, Recreativo 2 x 0 Sporting e Valladolid 1 x 3 Bétis.
Na Inglaterra não teve falha nem goleiro traído (não que eu saiba, pois não vi nenhum jogo da Premier League hoje). Lá o drama é do tradicional Tottenham, que segue sua sofrida trajetória contra o rebaixamento. Neste domingo, um sopro de esperança. O empate em 1 a 1 com o Portsmouth em White Heart Lane o deixou na 16ª posição com 21 pontos. O problema é que todos os clubes que estão abaixo dele (Blackburn, Middlesbrough, Stoke City e West Bronwich) têm os mesmos 21 pontos. Faltam 15 rodadas para o fim do torneio. A coisa tá feia.
No outro jogo do dia, o West Ham bateu o Fulham por 3 a 1. Na segunda-feira, Liverpoole Everton fazem o clássico para estremecer a terra dos Beatles. Os Reds precisam da vitória para reassumirem a liderança que hoje é do Manchester United com 47 pontos. Liverpool tem 46, Chelsea, 45, Aston Villa, 44, e Arsenal, 41. Tem dúvidas de que a Premier League é no momento o campeonato mais emocionante da Europa?
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário