Mais uma vez sobrou para o treinador. Em crise e indo para a sua segunda temporada sem disputar a Liga dos Campeões da Europa, o Milan demitiu nesta terça-feira o técnico Filippo Inzaghi após uma temporada no comando da equipe. O ex-artilheiro do clube italiano será substituído por outro ex-jogador, o sérvio Sinisa Mihajlovic, de 46 anos.
Já é o terceiro técnico do Milan em apenas um ano e meio. Desde que Massimiliano Allegri foi demitido do comando da equipe após quatro temporadas, o Milan já foi comandado por Clarence Seedorf e Inzaghi.
O ex-jogador holandês não teve sequer uma temporada inteira para trabalhar. Depois de anunciar sua aposentadoria quando estava na pré-temporada com o Botafogo no Brasil, Seedorf partiu para a Itália para o seu primeiro desafio como treinador. Assumiu o Milan em 16 de janeiro do ano passado e foi demitido no dia 9 de junho, ao fim da temporada. Foram apenas 22 jogos à frente da equipe.
Naquele ano, o Milan terminou na oitava posição, ficando de fora das competições europeias. Mesmo destino teve a equipe nesta temporada. Sob o comando de Inzaghi, o time conseguiu ser ainda pior. Foi o décimo colocado no Campeonato Italiano.
Inzaghi pelo menos ficou a temporada inteira. No período, comandou a equipe em 40 jogos. Foram 14 vitórias, 13 empates e 13 derrotas.
O bola da vez agora é Mihajlovic. Exímio cobrador de faltas quando atuava por Roma, Sampdoria, Lazio e Inter de Milão, o ex-jogador sérvio tem história no futebol italiano, onde ajudou a Lazio a encerrar um jejum de 26 anos sem conquistar um título da Série A e a vencer sete dos 13 títulos que o clube ostenta em sua galeria de troféus.
Antes de encerrar a carreira, também seria campeão italiano (2006) e bicampeão da Copa da Itália (2005 e 2006) com a Inter de Milão.
Como técnico, iniciou a carreira no Bologna. Passou por Catania, Fiorentina, seleção da Sérvia e Sampdoria, clube que comandou nas últimas duas temporadas. No último Italiano, a Sampdoria terminou na sétima colocação.
Agora o novo treinador está diante do grande desafio de sua carreira até aqui. Reerguer o Milan em um campeonato que vem sendo dominado pela Juventus há quatro anos. Juventus esta que acaba de disputar a decisão da Liga dos Campeões da Europa.
O Milan não conquista um título importante desde o Campeonato Italiano de 2011.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário