A Holanda parou neste domingo para acompanhar seu maior clássico em jogo válido pela 11ª rodada da Eredivisie League. Ajax e PSV mediram forças no Amsterdam Arena e quem levou a melhor foi a equipe dirigida pelo ex-craque Marco Van Basten. A goleada de 4 a 1, dois gols de Suarez, um de Sulejmani e um do brasileiro Leonardo, com Affelay descontando, colocou o time da capital na liderança da competição ao lado do NAC Breda com 25 pontos. O AZ Alkmaar, que empatou com Vitesse por 1 a 1, divide a terceira posição com o Groningem, com 23 pontos.
O resultado também afundou ainda mais o PSV. Atualmente na sexta posição, o time dirigido por Huub Stevens, que já começa a ser contestado em Eindhoven, está a sete pontos dos líderes. Embora o campeonato ainda não tenha nem chegado na metade, a equipe, atual tetracampeã do país, vê o sonho de um inédito pentacampeonato ficar um pouco mais distante.
Foi a quinta derrota do PSV na liga deste ano. A título de comparação, na temporada passada, a equipe de Eindhoven sofrera apenas quatro derrotas em 34 rodadas. Somando todas as competições deste ano (Campeonato Holandês, Copa da Holanda e Liga dos Campeões), o PSV conheceu sua quarta derrota consecutiva, tendo marcado apenas um gol em 360 minutos. Muito pouco para um dos maiores times holandeses.
Já o Ajax segue invicto em casa nesta temporada, com cinco vitórias em cinco jogos. E o time de Van Basten começou tendo dificuldades para entrar na defesa do PSV, que jogava fechado tentando acertar um contra-ataque. Os chutes de fora da área, sempre fracos ou sem direção, eram a maior arma da equipe de Amsterdam até que aos 26 Emmanuelson encontrou Rommedahl na área. Este tocou para Suarez livre abrir o placar.
Inferior na partida, o PSV, a rigor, teve apenas um lance de perigo no primeiro tempo, desperdiçada por Koevermans.
Precisando da vitória para fazer o seu time reagir na competição, Huub Stevens colocou Lazovic no segundo tempo para jogar ao lado do centroavante. A substituição deu certo, pois foi dos pés do sérvio que saiu a jogada para Affelay empatar a partida.
Parecia que o time de Eindhoven iria reagir na partida. Foi quando Van Basten resolveu mexer no time colocando Sulejmani em campo. A mudança surtiu efeito imediato. Aos 28, Emmanuelson, um dos destaques da partida, fez linda jogada na entrada da área e bateu forte. O goleiro Isaksson rebateu mal e o jogador sérvio colocou novamente o Ajax na frente.
Atordoado, o PSV ainda levou o terceiro aos 32, num chute forte de Suarez que desviou na defesa e entrou, e o quarto, já aos 45 da etapa final, num chute cruzado do brasileiro Leonardo que entrara no lugar do uruguaio. No fim, comemoração dos torcedores e dos jogadores do Ajax enquanto o PSV vai ter que juntar os cacos para tentar reagir na próxima rodada.
Outros resultados da rodada:
Sábado:
NAC Breda 3 x 0 Heracles
Den Haag 0 x 1 Willem II
Heerenveen 3 x 2 Utrecht
Sparta 4 x 0 Volendam
Roda 3 x 0 NEC
Domingo:
Groningem 3 x 0 De Graafschap
Twente 1 x 1 Feyenoord
Vitesse 1 x 1 AZ Alkmaar
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário