Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Adfama Traoré, mais um jovem talento das canteras do Barcelona

Era um jogo relativamente insignificante da Copa do Rei contra um time desconhecido da terceira divisão espanhola e com o Barcelona  escalando o time quase todo reserva. Mas eu  estava em casa sem fazer nada. A TV estava ligada. Então, por que não ver? E eu não me arrependi.
Na goleada de 8 a 1 sobre o Huesca, o jovem Adama Traore (nenhum parentesco com todos os Traore do futebol), de 18 anos, conseguiu ofuscar até mesmo os três gols marcados por Pedro na tranquila classificação para a próxima fase do torneio de mata-mata. Tudo porque marcou um golaço daqueles que juntam a técnica de Messi com a explosão de Ronaldo nos seus tempos de Barcelona. Sem comparações com os dois craques, por favor.
Adama nem foi titular da partida. Entrou aos 28 minutos do segundo tempo no lugar de Munir. O Barcelona já vencia por 7 a 0 e a classificação estava mais do que garantida. Mas quatro minutos depois, o jovem atacante pegou na intermediária do campo de ataque, se livrou de um marcador, driblou outros três, invadiu a área e tocou entre as pernas do goleiro do Huesca. Um gol para empolgar um Camp Nou vazio e acostumado a assistir feitos semelhantes pelos pés de Messi.
É claro que após o golaço, Adama virou o centro das atenções e o técnico Luis Enrique foi questionado na coletiva sobre dar mais minutos ao atacante. Foi quando o treinador pediu calma aos jornalistas.
- Tudo tem um processo. Isso é o Barcelona. Tenho muitos bons jogadores. Ele já fez coisas espetaculares. E sem dúvida tem nível para ser um jogador do primeiro time do Barcelona. Mas deve esperar - afirmou o treinador, que comanda um time cujo ataque é formado por Messi, Neymar e Luís Suárez, três dos melhores atacantes do mundo.
Adama também sabe que precisará esperar. Ele já ficou feliz por receber uma nova chance no time principal do Barça.
- Estou feliz com a oportunidade que o técnico me deu. É uma grande emoção jogar no time de cima. O sonho de qualquer canterano é estrear sob o comando de Luis Enrique e compartilhar o vestiário com estes grandes jogadores - disse o atacante, que jogou alguns minutos com Iniesta, uma das estrelas do time catalão.
Natural de L'Hospitalet de Llobregat, cidade da Catalunha, Adama tem ascendência no Mali, seleção que escolheu defender, pois um dos seus pais nasceu no país africano.
Ele chegou ao Barcelona com oito anos para jogar na base do clube. No dia 6 de outubro do ano passado, o atacante, que costuma atuar como ponta, estreou aos 17 anos no Barcelona B, time que joga a segunda divisão espanhola. O time acabou perdendo por 1 a 0 para o Ponferradina.
A partida contra o Huesca não foi a primeira que Adama fez no time principal. Sua estreia na primeira equipe foi no dia 23 de novembro de 2013, quando ele substituiu Neymar na goleada de 4 a 0 sobre o Granada, pelo Campeonato Espanhol. Três dias depois, ele jogou oito minutos ao entrar no lugar de Fàbregas na derrota do Barcelona para o Ajax por 2 a 1, pela Liga dos Campeões da Europa. 
O gol desta terça-feira foi o seu primeiro em três jogos no time principal do Barcelona. No Barcelona B, Adama fez 41 partidas e marcou sete gols em uma temporada e meia.
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário