Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Peñarol na final da Libertadores depois de 24 anos

Vinte e quadro anos depois, a tradicionalíssima camisa preta e amarela do Peñarol estará novamente numa final de Copa Libertadores. O time uruguaio garantiu sua vaga na decisão mesmo depois da derrota por 2 a 1 para o Vélez Sarsfield, na Argentina.
O resultado poderia ter sido diferente se Santiago Silva, do Vélez, não tivesse perdido um pênalti no segundo tempo que acabou garantindo a classificação uruguaia.
Será a décima final do Peñarol. Na decisão, os uruguaios vão encontrar mais uma vez o Santos, contra quem decidiram a Libertadores de 1962. Há 49 anos, o time de Pelé levou a melhor após vencer por 3 a 0 o terceiro jogo da final disputado em Buenos Aires após a vitória santista no Uruguai por 2 a 1 e a derrota por 3 a 2 em São Paulo. Naquela época a decisão ia para um terceiro jogo e não havia vantagem por gol marcado fora de casa ou saldo de gols.
Na sua última final, o Peñarol conquistou o título também numa decisão que foi para o terceiro jogo. Depois de perder para o América de Cali por 2 a 0 na Colômbia, o Peñarol venceu por 2 a 1 em casa. Voltaria a vencer, mas desta vez por 1 a 0, em Santiago, no Chile, numa dramática final que teve que ir para a prorrogação.
O gol de Diego Aguirre só saiu no último minuto do segundo tempo da prorrogação. 
(Post originalmente publicado no blog Planeta que Rola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário